Pesquisa revela que trabalho e carreira caíram nas prioridades dos brasileiros

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05 de setembro de 2023

Pesquisa revela que trabalho e carreira caíram nas prioridades dos brasileiros

Estudo revelou que qualidade de vida aparece em primeiro lugar na pesquisa sobre “O que importa na vida?” e emprego aparece apenas em quarto lugar.

Uma nova pesquisa realizada pela Cia de Talentos, divulgada neste mês, revelou que para a pergunta “O que importa na vida?”, a principal resposta foi “Qualidade de vida”, correspondendo a 56% de 90 mil entrevistados.

O resultado representa uma grande mudança de mentalidade entre os trabalhadores brasileiros nos últimos anos, com “Trabalho e carreira”, que ocupou o primeiro lugar no ranking de 2016, aparecendo apenas em quarto lugar (10%) em 2023.

Para as empresas, é um alerta de que as pessoas querem que o trabalho se encaixe na vida pessoal delas, e não o contrário. Entendimento fundamental para atração e retenção de talentos. Para os trabalhadores, uma provocação à boa gestão do tempo. Repensar a produtividade no mercado de trabalho é o centro do debate.

“As empresas que ainda veem produtividade como “fazer mais com menos” precisam rever isso. Mas felizmente o que temos visto cada dia mais são empresas encarando a produtividade como a capacidade de fazer de maneira mais inteligente, ou seja, com menos esforço e liberando tempo para o que realmente importa, inclusive cuidar da família e da vida pessoal”, explica a co-CEO da Cia de Talentos, Carla Esteves.

O funcionário que é produtivo, segundo Eliane Ramos, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), além de fazer suas entregas sem sacrificar sua saúde mental, não sacrifica a de outros.

“Ser produtivo não é se matar de trabalhar. É fazer entregas sem prejuízo à sua saúde mental e garantindo o bem-estar das outras pessoas envolvidas. Não adianta para a empresa trazer resultados tangíveis, enquanto causa um caos ao redor, cria um ambiente tóxico e deixa outros funcionários insatisfeitos”, explica.

Para isso, saber se organizar, estabelecer metas diárias e cumpri-las, assim como lidar com o inesperado são requisitos fundamentais. Manter uma boa relação com a equipe não é menos importante. E cuidar do corpo e da mente com hábitos saudáveis também são pontos de atenção reconhecidos para desempenhar melhor no trabalho.

 

Procrastinação é rival

Todo mundo procrastina um pouquinho em algum momento da vida. “A procrastinação em excesso, porém, é uma grande inimiga para a fluidez na vida em geral”, ressalta a psicóloga Léia Salazar. Mas como saber se isso está passando do ponto no trabalho?

“O indivíduo está sempre deixando de realizar tarefas importantes, gerando acúmulo de demandas e, muitas vezes, levando a um sentimento de frustração por não dar conta de executar o que é necessário”, explica Léia. “Então, a gente precisa ficar em alerta quando o comportamento de adiar a realização de tarefas é muito frequente a ponto de estar gerando transtornos”.

Mas, além da atenção e do esforço do trabalhador, ela elenca que é importante as empresas estarem por dentro do assunto e assumirem suas responsabilidades.

“É fundamental compreender se existe algo na dinâmica organizacional que esteja colaborando com a baixa motivacional do funcionário para executar o trabalho. Existem ambientes de trabalho que são tóxicos, a falta de reconhecimento, insatisfação salarial também contribuem para isso”, diz a psicóloga.

Seja protagonista: isso não vale só para chefes. Ter a rédea da sua carreira é organizar seu dia, se antecipar a situações, saber dizer não e buscar o autoconhecimento para gerenciar suas emoções no ambiente de trabalho;

Encontre o seu horário de maior produtividade: cada um tem o seu, a depender do estilo de vida, relógio biológico, dinâmica familiar etc. Quando entender em que faixa você consegue estar mais concentrado e criativo, agende as atividades mais complexas e relevantes para este horário;

Saiba quanto tempo cada atividade demanda: com essa previsão, que deve ser realista, a agenda poderá ser planejada de trás para frente. Ou seja, a partir do prazo final, calcule quando precisa começar a atividade para ser menos estressante e não pôr em risco os prazos a honrar;

Se planeje com antecedência: para terminar de agendar os compromissos, profissionais e até os pessoais, é bom identificar as atividades urgentes e/ou importantes. Post its ou canetas coloridas ajudam a sinalizar as tarefas mais importantes;

“Planeje” tempo para imprevistos: os problemas vão necessariamente acontecer e podem acabar tomando horas de descanso se você não prevê-los;

Se necessário, recombine: se uma atividade não cabe na agenda, analise se ela pode ter um prazo maior ou se pode ser delegada a outra pessoa. Com isso, leve ao gestor a análise, junto com as demais obrigações, para refazer o acordo. Da mesma forma, remarque ou cancele compromissos menos importantes manifestando os motivos de forma responsável e transparente;

Não queira abraçar o mundo: há muitas tarefas no dia a dia corporativo que são cumpridas de forma automática, mas perderam sua relevância. Analise se algo pode ser cessado e leve isso ao seu gestor;

Destrinche atividades: para os procrastinadores, uma dica de estímulo é dividir as atividades que precisam ser realizadas em subtarefas menores. Por exemplo, se a tarefa maior é "entregar relatório de vendas", as subtarefas podem ser: "fazer planilha", "alimentar a planilha com os dados", "elaborar gráficos da informação x", "pontuar os dados relevantes", "escrever o texto com as informações pontuadas";

Evite multitarefa: segundo um estudo da Universidade de Stanford, apenas 2,5% dos trabalhadores realmente são multitarefas, ou seja, fazem mais de uma tarefa ao mesmo tempo com eficiência. A grande maioria apenas faz ações individuais em rápida sucessão, isto é, foca em uma tarefa e deixa a outra de lado. Assim, o ideal é estar focado em uma tarefa por vez para garantir qualidade, intenção e não precisar refazê-la;

Fuja das distrações: silencie notificações do celular e não entre em redes sociais a todo momento. Ainda cabe fazer acordos com as pessoas ao redor: sejam colegas ou familiares, sobre os seus compromissos e quando não pode ser interrompido. Para quem trabalha no formato híbrido, os status das ferramentas de comunicação no trabalho podem ser usados para avisar que está focado em um projeto importante;

Faça pausas planejadas: estudos indicam que a concentração profunda dura entre 40 minutos a uma hora. Assim, a cada 50 minutos de trabalho, faça uma pausa de dez minutos para levantar e mexer as pernas, ir até a janela respirar, beber água, dar atenção às distrações como responder à família, se informar de alguma notícia. Isso possibilita endereçar as distrações para um espaço de tempo definido, voltar mais concentrado e melhor para a próxima atividade, e evitar prejuízos para o corpo e a mente em médio prazo;

Reserve um momento para os e-mails: pode parecer inofensivo olhar o e-mail. Mas eles são ladrões de tempo e foco. Para o dia render melhor, a dica é separar um ou dois momentos para abrir o e-mail e respondê-los;

Mantenha contato regular com os colegas: a qualidade dos relacionamentos também impacta nos resultados no trabalho, já que ninguém faz nada sozinho. Mesmo em home office, é possível construir conexões que sejam significativas e autênticas. A tecnologia está aí para ajudar;

Cuide do ambiente de trabalho: tentar entender e se colocar no lugar do outro, gerenciando o stress, nas situações difíceis é muito importante. Evite reações impulsivas, adote uma comunicação clara e escuta ativa, buscando lidar até com os conflitos de forma mais colaborativa;

Aproveite ao máximo as horas de espera: no transporte público ou na sala de espera para uma consulta médica, o tempo pode ser usado para responder e-mails de trabalho, gerir demandas no dia a dia, ou ouvir conteúdo para o seu aprendizado, como reuniões gravadas e podcasts. Vale ressaltar que isso não deve ser feito enquanto estiver dirigindo, andando na rua ou outras situações que possam gerar risco;

Não espere pela inspiração nem se apegue à perfeição: os trabalhos demandam cada dia mais criatividade, para que as empresas se diferenciam dos concorrentes. Mas esperar um dia inspirado para trabalhar em uma tarefa não é o recomendado. O ideal é parar para atender à demanda no dia programado, seja qual for o clima, pois ao racionar sobre o problema, você começa a descobrir o que precisa;

Mantenha uma rotina saudável: fazer exercícios físicos, ter uma alimentação adequada e um sono de qualidade impactam diretamente no foco, na criatividade e, assim, na qualidade do trabalho exercido. É o óbvio que precisa ser falado;

Trabalhe com propósito: busque o que tem maior significado na sua vida e o match de propósito no seu trabalho. Quando isso acontece, a produtividade é favorecida;

Foque no próprio desenvolvimento: o mercado de trabalho é cada dia menos estável. Assim, não delegue o sucesso da sua carreira à empresa ou à uma liderança. É preciso recomeçar ao longo da vida e ao longo do dia, estando atento às mudanças, aprendendo constantemente, procurando oportunidades e sabendo onde quer chegar;

Tenha equilíbrio: seja no trabalho ou na vida familiar, esteja 100% presente onde estiver. Assim como devem ser evitadas distrações no trabalho, combine de não responder mensagens de trabalho no sábado e no domingo;

Faça terapia: se você tem um comportamento procrastinador no trabalho, a terapia é interessante para ajudar a compreender onde está a dificuldade. O difícil é iniciar a tarefa? Ou você até inicia, mas nunca conclui? O problema é excesso de perfeccionismo? É interessante que cada pessoa entenda como funciona o seu próprio padrão comportamental.

 

Fonte: Extra | www.contabeis.com.br