ECD e ECF: Mais um ofício Protocolado

25 de maio de 2023

ECD e ECF: Mais um ofício Protocolado

O SESCAP-LDR reforçou novamente junto à Receita Federal a necessidade de extensão do prazo de entrega da ECD e ECF

Ofício nº 038/2023

Londrina, 25 de maio de 2023.

Superintendência Regional da Receita Federal 9ª Região Fiscal (PR e SC)

A/C: Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Londrina e Região (SESCAP-LDR), entidade patronal, vem mais uma vez, encarecidamente solicitar uma atenção especial da Receita Federal do Brasil para a questão do prazo de entrega da ECD e ECF que culminam com a data final de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

O profissional da contabilidade responsável por administrar, analisar, organizar, fazer essas declarações e transmitir ao governo tem trabalhado de forma exaustiva para atender as inúmeras demandas impostas pelos órgãos, cuja principal finalidade é aumentar a arrecadação da máquina pública.

Ressaltamos, que este ano houve um aumento do número de pessoas obrigadas a declarar, como também atrasos dos contribuintes na entrega de documentos da Declaração do IR, tendo em vista a prorrogação da data de entrega da DIRPF para 31/05/2023. Situações as quais não dependem do contador, e sim dos contribuintes. Por isso, o SESCAP-LDR, entidade que representa as empresas de contabilidade, solicita de forma urgente a prorrogação da ECD e ECF, também como forma de resguardar a saúde mental dos empresários e profissionais da contabilidade. Além disso, os contadores já estão relatando problemas com e-CAC desde a última segunda-feira (22/05), e instabilidades no ambiente transmissor.

Situação que preocupa ainda mais o setor. Destacamos também, que o SESCAP-LDR protocolou um ofício no dia 15 de maio de 2023 na Receita Federal informando a gravidade do problema, entretanto não obteve até a presente data nenhum retorno ou posicionamento do órgão. De forma urgente, solicitamos que avaliem a situação caótica que já está se instalando nas empresas de contabilidade e que pode acarretar prejuízos incalculáveis não só ao contador, mas também aos contribuintes. Essa prorrogação precisa ocorrer ainda esta semana. Contamos com a compreensão.

Certos de contarmos com sua especial atenção, agradecemos.