Coluna SESCAP-LDR na Folha de Londrina: "Fundos ESG brasileiros estão em plena ascensão"

16 de fevereiro de 2024

Novo modelo de investimento proporciona finanças sustentáveis, sem sacrificar a rentabilidade em prol do impacto social e ambiental

Nos últimos anos, o mundo tem enfrentado desafios urgentes, desde mudanças climáticas até desigualdade social e escassez de recursos. Em resposta a essas crises, surge a necessidade premente de um novo modelo de investimento: as finanças sustentáveis. Essa abordagem não apenas busca gerar retornos financeiros positivos, mas também contribuir para um futuro mais justo e sustentável para as próximas gerações.

Os fundos ESG (Environmental, Social and Governance) emergem como a principal ferramenta das finanças sustentáveis. Estes fundos investem em empresas que demonstram um compromisso sólido com práticas ambientalmente corretas, responsabilidade social e uma governança corporativa transparente e ética.

“Os impactos positivos desses investimentos se estendem tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Ao apoiar empresas comprometidas com práticas sustentáveis, os investidores contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, o combate às mudanças climáticas, a promoção da inclusão social, o estímulo ao desenvolvimento de tecnologias limpas e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das comunidade”, explica o empresário contábil e 2º vice-presidente do SESCAP-LDR, Marlon Marçal.

Contrariando um mito persistente, estudos têm demonstrado que os investimentos sustentáveis não sacrificam a rentabilidade em prol do impacto social e ambiental. Pelo contrário, a longo prazo, os fundos ESG têm potencial para oferecer retornos comparáveis ou até mesmo superiores aos investimentos tradicionais.

O mercado de investimentos sustentáveis está em franca expansão. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA), os fundos ESG brasileiros alcançaram um patrimônio líquido de impressionantes R$ 160 bilhões em 2023. Esta tendência deve se fortalecer nos próximos anos, com a diversificação das opções de investimento e a entrada de novos players no mercado.

Investir em finanças sustentáveis não é apenas uma escolha moralmente justa, mas também um caminho acessível para construir um futuro mais justo e sustentável. Com a crescente variedade de opções disponíveis, os investidores têm a oportunidade de encontrar fundos adequados aos seus diferentes perfis e objetivos.

Para aqueles que desejam começar nesse caminho rumo a um futuro mais sustentável, alguns passos simples podem ser tomados. “Primeiro, é importante definir seus objetivos e valores como investidor. Em seguida, é fundamental pesquisar e comparar diferentes fundos ESG disponíveis no mercado. E, finalmente, é recomendável consultar um profissional de investimentos para obter orientação personalizada e tomar decisões informadas”, orienta Marçal.

Ao investir em finanças sustentáveis, os indivíduos não apenas contribuem para um futuro melhor para o planeta e para a sociedade, mas também podem colher benefícios significativos para o próprio bolso.

“Destacamos que as práticas de ESG não são exclusividades das grandes empresas, as micro e pequenas empresas também podem adotar práticas alinhadas com as politicas de ESG, podemos citar alguns benefícios como por exemplo: proposta de valor para sociedade, incentivo por meio de linhas de crédito com taxas menores entre outros”, comenta o 2º vice-presidente do SESCAP-LDR e acrescenta que essa é uma mudança rumo a um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.

Fonte: Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (SESCAP-LDR)