A Reunião Plenária Extraordinária aconteceu na quarta-feira (03/01), com a posse dos conselheiros efetivos eleitos no processo eleitoral realizado nos dias 9 e 10 de novembro de 2017, para mandato até 31 de dezembro de 2021. A reunião foi presidida pelo contador Geraldo de Paula Batista Filho, que, conforme previsto na Resolução CFC 1.369/2011, é o conselheiro contador efetivo com registro mais antigo do terço remanescente do Plenário.
Após a posse dos conselheiros, teve início o processo para a eleição da Diretoria do CFC. Apenas uma chapa se inscreveu e, por meio de votação secreta, foi eleita por unanimidade pelos conselheiros presentes. Depois de eleito, Zulmir Breda disse que entre as suas prioridades na gestão da maior entidade da classe contábil brasileira, estão as de manter o sistema contábil forte, harmônico e coeso para que a profissão seja cada vez mais valorizada.
“Para esta gestão que se inicia, pretendemos priorizar a melhoria do ambiente regulatório da profissão, em especial para aqueles que atuam nas organizações contábeis, oferecendo maior proteção legal ao exercício da profissão. Também queremos ampliar o Programa de Educação Profissional Continuada para outros segmentos da profissão, como requerem determinados normativos internacionais. Nosso objetivo principal é o de elevar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais ao mercado”, explicou.
Outra prioridade é completar a Revisão do Código de Ética Profissional do Contador, iniciada em 2017, cuja minuta está aberta para sugestões e comentários, em audiência pública que vai até o dia 24 de fevereiro. Breda entende que a revisão se faz necessária pelo fato de surgirem a cada momento novas situações no mercado que não encontram regulamentação específica no atual Código. “Para que haja o enquadramento de determinadas situações, como transgressão de natureza ética, é preciso que exista previsão explicita no Código, caso contrário, não é possível coibir certas condutas abusivas, como o assédio à clientela e a apresentação de propostas de serviços em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor. Assim, as alterações propostas visam tornar mais claras as regras sobre questões mercadológicas na relação cliente e profissional”, complementou o novo presidente do CFC.
A atual Diretoria do CFC, eleita e empossada neste dia 3, é composta pelos seguintes conselheiros:
Contador Zulmir Ivânio Breda (RS) – Presidente |
Contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho (PI) – Vice-presidente de Política Institucional |
Contador Marco Aurélio Cunha de Almeida (MG) – Vice-presidente de Registro |
Contadora Sandra Maria Batista (DF) – Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina |
Contador Lucilene Florêncio Viana (AM) – Vice-Presidente de Controle Interno |
Contador Idésio da Silva Coelho Júnior (SP) – Vice-presidente Técnico |
Contador Sergio Faraco (SC) – Vice-presidente Administrativo |
Contadora Lucélia Lecheta (PR) – Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional |
Contador Aécio Prado Dantas Júnior (SE) – Vice-presidente de Desenvolvimento Operacional |
Técnica em Contabilidade Maria Perpétua dos Santos (GO) – Representante dos Técnicos em Contabilidade no Conselho Diretor |
Fonte: Revista Dedução