Escola Oficina

Em breve, novas turmas!

Dúvidas, entre em contato no telefone
(43) 3329-3473

EMENTA

Legalização de Empresas

Departamento Pessoal

Departamento Fiscal

Departamento Contábil

Arquivo

Relações Interpessoais no Trabalho

EMPRESAS PARCEIRAS

Exactus Software
SESCAPLDR

ESCOLA OFICINA SESCAP-LDR

“Compartilhando experiências, aprendizado e resultados no mercado contábil”

O SESCAP-LDR tem também um papel importante na capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Há mais de 15 anos, graças ao empenho de alguns profissionais, diretores e parceiros, um sonho saiu do papel e nascia a Escola Oficina, que logo se consolidou como um dos principais projetos da entidade e com um propósito bem definido de ensinar e treinar jovens, de forma teórica e prática, para inserção ou recolocação na área da contabilidade.

Escola

O número de alunos participantes do projeto já ultrapassou a marca dos 500, num total de 27 turmas. Sob a coordenação da empresária contábil Marisa Ribeiro Furlan, também uma das idealizadoras do projeto Escola Oficina, o curso tem 124 horas/aulas e uma grade curricular composta pelos seguintes módulos:

- Contabilidade
- Departamento Pessoal
- Escrita Fiscal
- Paralegal (abertura de empresa/alvará/inscrição estadual)
- Integração de sistema
- Arquivo
- Relações Interpessoais

Ainda de acordo com a coordenadora, o projeto é ideal para aqueles que estão finalizando o ensino médio e iniciando o curso superior.

Escola

PARCEIRO

Desde o lançamento o SESCAP-LDR conta com um grande parceiro, a Exactus Software. Juntos conseguem manter e proporcionar de forma dinâmica, interativa e atualizada as disciplinas do curso.

“A Exactus reconhece a seriedade e compromisso do projeto de oportunizar a possibilidade de aprendizagem. Além disso, observamos no decorrer de todos esses anos, que a Escola Oficina tem possibilitado jovens a transformar as competências em performance, potencializando os resultados das Organizações”, destaca o Gerente Comercial da Exactus Software, Claudemir Garcia.

O parceiro Exactus ainda destaca que é notável a melhora da produtividade dos colaboradores que passam por programas de treinamento e desenvolvimento. Eles cometem menos erros, comunicam-se de maneira mais efetiva, são produtivos e conseguem propor melhorias nos processos. A Escola Oficina capacita o profissional para que o aluno dê o melhor de si e se torne um colaborador diferenciado no mercado.

Escola Escola

Intrutores

A equipe de instrutores é composta por profissionais de diversas áreas e empresários contábeis atuantes no mercado de trabalho. “Priorizamos pessoas engajadas, cientes do papel social que devem exercer na sociedade e que não abrem mão de compartilharem experiências ligadas a profissão”, ressalta o presidente do SESCAP-LDR, Marcelo Odetto Esquiante.

Escola

A empresária contábil Jacqueline Wanessa dos Santos faz parte do time de instrutores da Escola Oficina desde 2016. “Sempre tive vontade de capacitar jovens, pois sentia uma carência dentro do escritório. E como associada do SESCAP-LDR fui convidada a contribuir com o projeto ministrando aulas do módulo de Departamento Pessoal. Lembro que na época que surgiu este projeto não havia em Londrina nada parecido com o formato da Escola Oficina. Uma experiência que gerou muitos ‘frutos’ bons, contratei alguns desses alunos para o meu escritório, inclusive até hoje tenho colaboradores na minha empresa que vieram da Escola Oficina”, conta a instrutora.

Escola

A empresária contábil Maria Marçal que também é instrutora do projeto tem uma história que ultrapassa as barreiras do mundo profissional, e que faz questão de ressaltar: “ O meu filho foi aluno da primeira turma da Escola Oficina, foi os primeiros passos ali que o impulsionou a buscar sempre mais. Posteriormente, Cursou Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em contabilidade financeira e tributária na UEL e Mestrado em contabilidade e controladoria na Universidade Estadual de Maringá (UEM), tornou-se professor da Escola Oficina, atualmente divide comigo a direção da nossa empresa de contabilidade, também é professor universitário, coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Unifil e diretor do SESCAP-LDR”, lembra Maria e ainda orienta os jovens para que não se prendam e fiquem esperando apenas a formação teórica dentro da sala de aula, seja na faculdade ou de outro curso, mas que busquem os sindicatos e entidades de classe que representam a profissão que escolheu para obter ajuda e, assim, poder adquirir mais conhecimento, melhorar o aproveitamento e obter uma formação de excelência. E nesta jornada de aprendizado a Escola Oficina ajuda muito.

Aluno

“Conheci a Escola Oficina em 2007, quando tinha 15 anos de idade. No início daquele ano, eu havia conseguido meu primeiro emprego, num escritório de contabilidade. Ainda muito jovem e sem experiência, fui incentivado por meu empregador a cursar a 2ª turma do curso, com o objetivo de me capacitar. Passados 10 anos, tendo me estabelecido e evoluído na área contábil, fui convidado pelo SESCAP-LDR para participar como um dos instrutores da 22ª turma. Costumo dizer que o curso, para mim, foi e continua sendo um divisor de águas. Quando estudante, me oportunizou ter uma visão global prática daquilo que um profissional contábil vivencia em seu dia a dia. Mais do que isso, me deu a base sobre premissas que são utilizadas nos mais variados segmentos, tais como formular e interpretar contratos, extrair corretamente as informações contidas em um documento fiscal, entender o cálculo de salário, férias, 13º, entre outras questões. Tudo isso contribuiu, certamente, para minha decisão pela continuidade e aprofundamento na área. Recentemente, como instrutor, me permitiu ter a satisfação de compartilhar com jovens e adultos, que estão em busca de qualificação profissional, as experiências e o conhecimento que adquiri ao longo dos anos. Fazer parte desse processo constante de aprendizagem que todos dividimos, alunos e instrutores, é algo muito gratificante”, conta Giancarlo de Lima Ruy.

Escola

Depoimentos

Entre os inúmeros cases da Escola Oficina acredito que a inserção no universo e mercado contábil de centenas de jovens, confirma a credibilidade deste projeto que de forma efetiva oferece uma oportunidade. Exemplos disso, destaco o caso como do Giancarlo, que foi aluno e hoje é professor.

“Entre as inúmeras palestras que o SESCAP-LDR é convidado para ministrar em faculdades e universidades, fui representar a entidade e conduzir as palestras, fiquei surpresa com o grande percentual de acadêmicos que havia passado pela Escola Oficina. Isso mostra como este intensivo desperta o interesse para atividade”, lembra a coordenadora da Escola Oficina, Marisa Ribeiro Furlan e ainda ressalta que sente muito orgulho deste projeto e que a encarregada do Departamento Pessoal da sua empresa de contabilidade foi aluna da primeira turma da Escola Oficina.

Escola
Escola
Escola
Escola

Como participar?

- Ter o Ensino médio completo ou estar no último ano. Idade mínima é 16 anos.

- A inscrição deve ser feita diretamente na Sede do SESCAP-LDR (Rua Piauí,72 – 2º andar – Centro/Londrina) ou pelo site www.sescapldr.com.br.

- É necessária pagar apenas a taxa de matrícula.

- O curso é gratuito (não há mensalidades)

- Duração do curso: 3 meses

- É necessário frequentar no mínimo 75% das aulas para receber o certificado.

- Ao final do curso o aluno que frequentou no mínimo 75% das aulas e atingiu a pontuação mínima de 6,0 nas avaliações de cada disciplina recebe certificado de conclusão do curso e passa a fazer parte do banco de currículos do SESCAP-LDR.

Próxima turma!

- Início em março/2021.

- As inscrições estarão abertas a partir de Janeiro/2021.