Com o veto de Bolsonaro ao projeto de lei que prorrogava a entrega da declaração do Imposto de Renda para o fim de julho, a data limite de 31 de maio segue valendo. Faltando pouco mais de 20 dias para o término do prazo, a Receita Federal recebeu em todo o país quase 19,3 milhões declarações, número que representa pouco mais de 60% das 32 milhões esperadas. No Paraná, foram até agora aproximadamente 1,2 milhão, quase 57% do total que precisa ser entregue até o fim do mês.
Já em Londrina, de acordo com levantamento feito pela Receita Federal, a pedido da CBN, os contribuintes entregaram até a tarde desta quinta-feira pouco mais de 70 mil declarações ou 53,5% do total de 131 mil. Percentual também abaixo do registrado nos municípios que fazem parte da área de abrangência da delegacia da Receita Federal aqui em Londrina, que já registram quase 56% de declarações entregues.
Nos escritórios de contabilidade aqui da cidade, o movimento aumentou nos últimos dias, apesar da informação que chegou a circular em muitos veículos de comunicação de que o prazo de entrega seria prorrogado.
O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Londrina e Região, Sescap, Marcelo Esquiante, diz que, desde abril, os escritórios têm reforçado junto aos clientes a necessidade de enviar os documentos logo e não deixar para última hora.
Marcelo Esquiante diz que o uso das ferramentas digitais, como o e-mail e principalmente o whatsapp, que já era uma tendência antes da pandemia, deu um salto e já é a forma de entrega de documentos preferida da maioria dos contribuintes, o que tem facilitado um pouco o trabalho dos contadores.
O presidente do Sescap diz que muita gente segue acreditando que o prazo de entrega do Imposto de Renda é no fim de julho e faz um alerta aos contribuintes.
Fonte: Rádio CBN/Por Marcos Garrido