Ansiosos e confiantes: especialistas analisam comportamento da Geração Z no trabalho

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04 de fevereiro de 2025

Ansiosos e confiantes: especialistas analisam comportamento da Geração Z no trabalho

Jovens dessa geração têm uma tendência natural a querer soluções rápidas, mas são mais cautelosos com escolhas

A pesquisa “Perfil do Estagiário Brasileiro 2024”, realizada pela Companhia de Estágios, revela que 41% dos estagiários e candidatos a vagas de estágio no Brasil se sentem esperançosos ao ingressar no mercado de trabalho. Além disso, 39% se declaram determinados sobre o futuro profissional.

 

 

 

Essa confiança, no entanto, é equilibrada por uma dose de ansiedade, com 37% admitindo dúvidas sobre o que e como fazer na vida profissional.

 

A geração de estagiários entrevistados, conhecida como Geração Z, nasceu entre 1997 e 2012, e cresceu em um mundo em constante transformação, influenciada pelo surgimento dos smartphones, redes sociais e internet em alta velocidade. Ou seja, a tecnologia moldou a visão de mundo e as expectativas dessa geração.

 

Agora, esses jovens ambiciosos e em busca de sucesso estão entrando no mercado de trabalho, com expectativas de alcançar cargos de liderança sem esperar muito tempo.

 

Ao querer driblar a ansiedade para obter o êxito profissional, entretanto, alguns pontos precisam ser colocados como prioridade, segundo a psicologia organizacional do Grupo Ressoar Educacional, Beatriz Cruz da Fonseca.

“É preciso estabelecer objetivos e algumas metas que possam ajudam a moldar um bom caminho profissional, ou seja, buscar cursos profissionalizantes, técnicos ou até mesmo uma graduação. É importante também buscar por treinamentos, estabelecer um networking com pessoas do mercado, colegas de trabalho, e tomar conhecimento de outras atividades que ajudem a desenvolver habilidades em demanda daquilo que ele busca enquanto futuro profissional”, sugere.

 

Para a gerente de Projetos da Companhia de Estágios, Jéssica Gondim, um dos principais desafios da Geração Z é lidar com o imediatismo:

 

“Eles têm uma tendência natural a querer soluções rápidas, mas é importante que os que sonham ser futuros líderes entendam que o impacto duradouro vem do desenvolvimento de relações de confiança e da construção de um propósito compartilhado”, avalia.

 

 

 

 

Ansiosos e confiantes: especialistas analisam comportamento da Geração Z no trabalho

02 de fevereiro de 2025 • 05:00

 

 

 

A pesquisa “Perfil do Estagiário Brasileiro 2024”, realizada pela Companhia de Estágios, revela que 41% dos estagiários e candidatos a vagas de estágio no Brasil se sentem esperançosos ao ingressar no mercado de trabalho. Além disso, 39% se declaram determinados sobre o futuro profissional.

 

Essa confiança, no entanto, é equilibrada por uma dose de ansiedade, com 37% admitindo dúvidas sobre o que e como fazer na vida profissional.

 

A geração de estagiários entrevistados, conhecida como Geração Z, nasceu entre 1997 e 2012, e cresceu em um mundo em constante transformação, influenciada pelo surgimento dos smartphones, redes sociais e internet em alta velocidade. Ou seja, a tecnologia moldou a visão de mundo e as expectativas dessa geração.

 

Agora, esses jovens ambiciosos e em busca de sucesso estão entrando no mercado de trabalho, com expectativas de alcançar cargos de liderança sem esperar muito tempo.

 

Ao querer driblar a ansiedade para obter o êxito profissional, entretanto, alguns pontos precisam ser colocados como prioridade, segundo a psicologia organizacional do Grupo Ressoar Educacional, Beatriz Cruz da Fonseca.

 

“É preciso estabelecer objetivos e algumas metas que possam ajudam a moldar um bom caminho profissional, ou seja, buscar cursos profissionalizantes, técnicos ou até mesmo uma graduação. É importante também buscar por treinamentos, estabelecer um networking com pessoas do mercado, colegas de trabalho, e tomar conhecimento de outras atividades que ajudem a desenvolver habilidades em demanda daquilo que ele busca enquanto futuro profissional”, sugere.

 

Para a gerente de Projetos da Companhia de Estágios, Jéssica Gondim, um dos principais desafios da Geração Z é lidar com o imediatismo:

 

“Eles têm uma tendência natural a querer soluções rápidas, mas é importante que os que sonham ser futuros líderes entendam que o impacto duradouro vem do desenvolvimento de relações de confiança e da construção de um propósito compartilhado”, avalia.

 

Jéssica Gondim afirma que líderes entendam que o impacto duradouro vem do desenvolvimento de relações de confiança | Crédito: Companhia de Estágios

Líderes precisam inspirar

Jéssica Gondim, sugere, ainda, que esse cenário precisa ter como inspiração a motivação impulsionada pelos próprios líderes das empresas.

 

“Para inspirar equipes e alcançar objetivos a longo prazo, ser um líder eficaz demanda um esforço contínuo e uma visão mais ampla, para a qual o foco não é apenas no agora, mas no que é possível construir ao longo do tempo”, salienta.

 

Para o diretor de Carreiras e Processos da startup Inoar Tecnologia, Wanderley Félix, a Geração Z tem enfrentado o mercado de trabalho com uma visão, muitas vezes, crítica sobre o estilo de liderança atual.

 

“Isso leva a uma reavaliação dos valores e prioridades que influenciam a decisão de se tornar um líder. Em conversas com jovens em eventos de hackathon e feiras, sempre escuto questionamentos sobre o custo do sucesso profissional em termos de saúde mental e felicidade pessoal”, acentua.

 

Félix é autor de artigos publicados pela Universidade de Harvard, que, em estudos sobre a percepção da liderança pela Geração Z, destaca que cerca de 70% dos jovens dessa população têm uma visão crítica dos líderes atuais.

 

Segundo ele, os jovens não se inspiram nos modelos de liderança tradicionais, que, muitas vezes, priorizam o sucesso profissional em detrimento da saúde, vida social e suas relações.

 

“Não é que todos os líderes sejam assim, mas é a visão que se tem quando, suponhamos, meu líder toma remédio para depressão e o sócio está divorciado e se queixa frequentemente da vida amorosa e de solidão. Ou passo a trabalhar para um líder que não tem tempo para a família e está imerso na síndrome de burnout. Em outras palavras, essa geração não quer viver essas realidades, e a simples ideia de fazê-lo já os deixa nervosos”, analisa.

 

No entanto, segundo a psicóloga Beatriz Fonseca, rotular os jovens da Geração Z como preguiçosos e desanimados é um equívoco que pode criar um estereótipo infundado, presente em várias gerações, não apenas na Z.

 

Félix acrescenta: “Isso nos leva a outra reflexão: será que os líderes atuais não estão dando exemplos ruins? Talvez seja o momento de começarem a fazer coisas diferentes em suas lideranças para construir times fortes e, quem sabe, inspirar os jovens. Afinal, as habilidades de um líder coach podem desenvolver uma equipe e transformá-la em um time de alta performance”, destaca.

Veja as dicas dos especialistas para a Geração Z

Resiliência para ter controle emocional

Aprender a lidar com críticas e feedbacks, e desenvolver resiliência para superar desafios é o primeiro passo. Isso significa ser capaz de avaliar a crítica recebida, identificar falhas e extrair aprendizados. Desenvolver inteligência emocional é fundamental para uma carreira de sucesso.

 

“Visão de águia”

Entender a importância da sua área de atuação para a empresa e buscar desenvolver uma visão mais ampla é uma etapa que ajuda a compreender como as diferentes áreas da empresa se relacionam e contribuem para o sucesso geral.

 

O conselho é ter “olhos de águia” ao voar alto para ter uma visão ampla do negócio, do mercado e da própria carreira. Afinal, desenvolver uma visão do todo é fundamental para tomar decisões informadas e estratégicas.

 

Atualização constante

Acompanhar as tendências do mercado e buscar as oportunidades de aprendizado contínuo devem ser o foco. Isso inclui participar de cursos, workshops e eventos de indústria. Manter-se atualizado é fundamental para se manter competitivo no mercado de trabalho.

 

Mentoria para inspirar

A dica, aqui, é buscar inspiração em líderes que já trilharam o caminho de liderança e realizam o papel de forma exemplar. Isso inclui encontrar mentores que possam oferecer orientação e apoio. Mentoria é fundamental para desenvolver habilidades de liderança e aprender com os erros dos outros.

 

Entregas acima da média

Buscar sempre entregar mais do que o esperado e se destacar pela qualidade e consistência do seu trabalho. Isso inclui antecipar necessidades e oferecer soluções criativas. Entregar acima da média é fundamental para se destacar e ser reconhecido como um profissional de alta qualidade.

Líderes precisam inspirar

Jéssica Gondim, sugere, ainda, que esse cenário precisa ter como inspiração a motivação impulsionada pelos próprios líderes das empresas.

 

“Para inspirar equipes e alcançar objetivos a longo prazo, ser um líder eficaz demanda um esforço contínuo e uma visão mais ampla, para a qual o foco não é apenas no agora, mas no que é possível construir ao longo do tempo”, salienta.

 

Para o diretor de Carreiras e Processos da startup Inoar Tecnologia, Wanderley Félix, a Geração Z tem enfrentado o mercado de trabalho com uma visão, muitas vezes, crítica sobre o estilo de liderança atual.

 

“Isso leva a uma reavaliação dos valores e prioridades que influenciam a decisão de se tornar um líder. Em conversas com jovens em eventos de hackathon e feiras, sempre escuto questionamentos sobre o custo do sucesso profissional em termos de saúde mental e felicidade pessoal”, acentua.

 

Félix é autor de artigos publicados pela Universidade de Harvard, que, em estudos sobre a percepção da liderança pela Geração Z, destaca que cerca de 70% dos jovens dessa população têm uma visão crítica dos líderes atuais.

 

Segundo ele, os jovens não se inspiram nos modelos de liderança tradicionais, que, muitas vezes, priorizam o sucesso profissional em detrimento da saúde, vida social e suas relações.

 

“Não é que todos os líderes sejam assim, mas é a visão que se tem quando, suponhamos, meu líder toma remédio para depressão e o sócio está divorciado e se queixa frequentemente da vida amorosa e de solidão. Ou passo a trabalhar para um líder que não tem tempo para a família e está imerso na síndrome de burnout. Em outras palavras, essa geração não quer viver essas realidades, e a simples ideia de fazê-lo já os deixa nervosos”, analisa.

 

No entanto, segundo a psicóloga Beatriz Fonseca, rotular os jovens da Geração Z como preguiçosos e desanimados é um equívoco que pode criar um estereótipo infundado, presente em várias gerações, não apenas na Z.

 

Félix acrescenta: “Isso nos leva a outra reflexão: será que os líderes atuais não estão dando exemplos ruins? Talvez seja o momento de começarem a fazer coisas diferentes em suas lideranças para construir times fortes e, quem sabe, inspirar os jovens. Afinal, as habilidades de um líder coach podem desenvolver uma equipe e transformá-la em um time de alta performance”, destaca.

 

Veja as dicas dos especialistas para a Geração Z

Resiliência para ter controle emocional

Aprender a lidar com críticas e feedbacks, e desenvolver resiliência para superar desafios é o primeiro passo. Isso significa ser capaz de avaliar a crítica recebida, identificar falhas e extrair aprendizados. Desenvolver inteligência emocional é fundamental para uma carreira de sucesso.

 

“Visão de águia”

Entender a importância da sua área de atuação para a empresa e buscar desenvolver uma visão mais ampla é uma etapa que ajuda a compreender como as diferentes áreas da empresa se relacionam e contribuem para o sucesso geral.

 

O conselho é ter “olhos de águia” ao voar alto para ter uma visão ampla do negócio, do mercado e da própria carreira. Afinal, desenvolver uma visão do todo é fundamental para tomar decisões informadas e estratégicas.

 

Atualização constante

Acompanhar as tendências do mercado e buscar as oportunidades de aprendizado contínuo devem ser o foco. Isso inclui participar de cursos, workshops e eventos de indústria. Manter-se atualizado é fundamental para se manter competitivo no mercado de trabalho.

 

Mentoria para inspirar

A dica, aqui, é buscar inspiração em líderes que já trilharam o caminho de liderança e realizam o papel de forma exemplar. Isso inclui encontrar mentores que possam oferecer orientação e apoio. Mentoria é fundamental para desenvolver habilidades de liderança e aprender com os erros dos outros.

 

Entregas acima da média

Buscar sempre entregar mais do que o esperado e se destacar pela qualidade e consistência do seu trabalho. Isso inclui antecipar necessidades e oferecer soluções criativas. Entregar acima da média é fundamental para se destacar e ser reconhecido como um profissional de alta qualidade.

Fonte: Diário do Comércio| Por Dione AS