SESCAP-LDR questiona candidatos à Prefeito de Londrina

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04 de novembro de 2020

SESCAP-LDR questiona candidatos à Prefeito de Londrina

Dos 10 candidatos que disputam o cargo à Prefeitura de Londrina apenas 6 responderam

O Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (SESCAP-LDR) de forma democrática abriu um espaço aos candidatos à Prefeito de Londrina para um canal direto com a classe empresarial contábil e prestadora de serviços da cidade.

O SESCAP-LDR ressalta que este foi o único espaço aberto aos candidatos durante a campanha eleitoral 2020. Este ano, em razão da pandemia, não será realizado debate ou apresentações de propostas como aconteceu em anos anteriores.

Todo os candidatos receberam um questionário com seis perguntas elaboradas pelo SESCAP-LDR e tiveram o mesmo prazo estabelecido para responderem.

Atenderam a solicitação e responderam ao questionário do SESCAP-LDR os seguintes candidatos:

Emerson Petriv (PROS)

Homero Barbosa Neto (PDT)

Júnior do Santos Rosa (Republicano)

Marcio Sanches (PC do B)

Márcio Stamm (Podemos)

Tiago Amaral (PSB)

 

Não responderam ao questionário do SESCAP-LDR os seguintes candidatos:

Álvaro Loureiro Júnior (PV)

Carlos Scalassara (PT)

Marcelo Belinati (PP)

Nelson Águila Misuta (MDB)

 

Regras estabelecidas na solicitação aos candidatos:

A resposta de cada pergunta não pode ultrapassar o limite máximo de 1.000 caracteres com espaço. Caso ultrapasse este número de caracteres estabelecidos, o SESCAP-LDR reserva o direito de não divulgar a resposta do candidato, informando no material de divulgação que a resposta do candidato foi excluída por não respeitar o número de caracteres estabelecido.

O candidato não pode reproduzir este material em nenhum tipo de propaganda política ou material de campanha.

 

Em ordem alfabética pelo o nome do candidato seguem abaixo as perguntas e respostas dos candidatos à Prefeito.

 

Candidato à Prefeito: Emerson Petriv (Boca Aberta)

Partido: Pros

1 - Na sua visão, qual é o problema da burocratização para abertura de empresas em Londrina?

A dificuldade de se conseguir Alvarás para o funcionamento das empresas geradoras de emprego e renda.

2 - Qual é o projeto para solucionar este problema?

Vou criar o Alvará Solidário.

3 - Por meio de quais ferramentas, procedimentos e metodologias será feito a solução?

Uma equipe será formada, juntando servidores da secretaria de fazenda, e o gabinete do Prefeito, para a criação da força tarefa de institucionalização do programa. Com Boca Aberta Prefeito e Mara Boca Aberta Vereadora, vamos liberar o alvará provisório sem burocracia de imediato, instantaneamente, a quem queira instalar sua pequena, media, grande empresa ou comércio. O solicitante sairá com o alvará provisório imediato e terá uma carência de seis meses para apresentar toda a documentação com uma prorrogação de mais seis meses, ou seja, um ano para a apresentação total da documentação, enquanto isso o comerciante poderá tocar seu negócio tranquilo, gerando assim emprego e renda na cidade fomentando o comércio local.

4 - Como será medido o resultado desta ação?

Através dos números de novas empresas instaladas na cidade.

5 - Haverá necessidade de investimento? Qual será a fonte?

 Zero, vamos usar os recursos humanos já disponíveis na prefeitura.

6 - Qual o tempo estimado para implementação?

Vamos criar o programa já na primeira semana de governo.

 

 

Candidato à Prefeito: Homero Barbosa Neto

Partido: PDT

1 – Na sua visão, qual é o problema da burocratização para abertura de empresas em Londrina?

A resposta desta pergunta não será publicada, porque o candidato extrapolou o número limite de 1.000 caracteres estabelecido previamente entre as partes. A resposta do candidato teve 2.302 caracteres.

2- Qual é o projeto para solucionar este problema?

Mapear os processos para a liberação dos alvarás, identificar quais as principais dificuldades encontradas pelos contribuintes e profissionais da área, simplificar os processos que não dependam de Lei e investir em tecnologia para tornar o processo mais célere.

Retomar a discussão da aprovação do novo plano diretor com urgência, para criar uma Lei mais atrativa, visto que muitas empresas preferiram se instalar nas cidades vizinhas pela dificuldade encontrada em Londrina.

3- Por meio de quais ferramentas, procedimentos e metodologias será feito a solução?

Ferramentas: Pessoal capacitado e tecnologia.

Procedimentos: Leis, decretos, instruções normativas...

Metodologias: Mapeamento dos processos, identificação dos problemas, alteração da legislação.

4- Como será medido o resultado desta ação?

Tempo de resposta na liberação dos alvarás, clareza nas informações quando faltar documentos, feedback da sociedade e dos profissionais da área contábil e principalmente atração de novas empresas gerando mais empregos.

5 – Haverá necessidade de investimento? Qual será a fonte?

Sim, principalmente em tecnologia. Fonte: recursos livres.

6 – Qual o tempo estimado para implementação?

Com exceção do Plano Diretor, as ações serão iniciadas no primeiro dia de mandato e a implementação será feita gradativamente de acordo com os problemas identificados, mas, com certeza, os resultados serão percebidos no primeiro semestre.

 

Candidato à Prefeito:Júnior do Santos Rosa

Partido: Republicanos

1 - Na sua visão, qual é o problema da burocratização para a abertura de empresas em Londrina?

Londrina conta com um Sistema desatualizado e sem agilidade, onde os departamentos e secretarias não se comunicam, fazendo com que os empresários e profissionais de contabilidade percam tempo e muitas vezes não sabem onde recorrer para encontrar uma solução precisa. O atual plano diretor também contribui para a dificuldade de abertura e fechamento de empresas em nossa cidade.

2 – Qual é o projeto para solucionar este problema?

É imprescindível a modernização do sistema, com utilização de inteligência artificial, identificando instantânea e eletronicamente, já no protocolo do pedido, quais documentos e licenças serão necessárias, onde o contribuinte autorizando, todos os órgãos sejam protocolados imediatamente, inclusive os órgãos estaduais, como o Corpo de bombeiros. Com essa solução acima, o contribuinte por uma pesquisa simples, saberá se sua empresa pode ser instalada no local pretendido, os documentos e licenças a serem apresentadas, agilizando a emissão de alvarás. Essa é uma das propostas do nosso Projeto Destrava Londrina.

3 – Por meio de quais ferramentas, procedimentos e metodologias será feito a solução?

Londrina é polo tecnológico e com a ajuda de startup´s e empresas de tecnologia sediadas em nossa cidade, pode desenvolver um sistema que integre todos os setores, promovendo inclusive a digitalização de documentos para facilitar a juntada de documentos e informações nos mais diversos processos.

4 – Como será medido o resultado desta ação?

Com a modernização proposta, será possível a divulgação em tempo real no portal de transparência do município, todas as informações: número de empresas abertas, fechadas, novos empregos, número de demissões, um verdadeiro balanço econômico, buscando a satisfação do cidadão londrinense.

5 – Haverá necessidade de investimento? Qual será fonte?

 Sim. A princípio, os maiores investimentos serão em capacitação continua dos servidores públicos, que otimizarão os processos e, consequentemente, reduzirão os custos para todos os envolvidos.

BNDES Finem - Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos - PMAT. Financiamento a partir de R$ 10 milhões para a modernização da administração tributária, financeira, gerencial e patrimonial das administrações municipais.

PMAT - PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA E GESTÃO DOS SETORES SOCIAIS BÁSICOS - Destinado a apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, visando à modernização da administração tributária e qualificação do gasto público. O programa proporciona aos Municípios uma gestão eficiente de recursos, em especial por meio do aumento das receitas e da redução do custo unitário dos serviços, entre outras possibilidades.

6 – Qual o tempo estimado para implementação?

 Imediato, não podemos esperar, todas as ações que venham contribuir com a desburocratização para o processo de álvara, serão estudados, e em conjunto com os profissionais capacitados e as entidades diretamente relacionadas, tenho as minhas propostas. Lembrando que não deixarei de ouvir todas as propostas, buscando as melhores soluções.

 

Candidato à Prefeito: Marcio Sanches

Partido: PC do B

1 - Na sua visão, qual é o problema da burocratização para abertura de empresas em Londrina?

Existe no nosso país, a cultura que sempre tudo está errado, e você tem que provar que está sempre certo, com um sistema cheio de regras e amarrado. Assim para se abrir uma empresa, você precisa apresentar um monte de documentos e licenciamentos. Não que não é importante todo esse cuidado com a abertura da empresa, mas temos que acreditar que a empresa está tudo de acordo com a lei, e se tiver alguma questão a ser corrigida, o empresário, empreendedor e seu profissional de contabilidade, já está ciente do problema e já está encaminhando sua solução.

2 - Qual é o projeto para solucionar este problema?

A solução do problema é a prefeitura dar a Alvará e todas as licenças para liberação de uma empresa imediatamente a sua solicitação, com a assinatura de seus responsáveis e do responsável contábil, de um termo de ciência que qualquer problema deverá ser sanado dentro do tempo estipulado normalmente. Assim, uma abertura que demora cerca de 30 dias para acontecer, você abre a empresa na mesma hora e durante esse tempo, a prefeitura analisa a documentação e solicita os acertos necessários. Isso é acreditar na idoneidade do empreendedor e do profissional de contabilidade.

3 - Por meio de quais ferramentas, procedimentos e metodologias será feito a solução?

Todo esse processo pode ser feito através de ferramentas online com assinaturas digitais. Somente terá a necessidade presencial se a empresa não tiver certificação digital para assinar os documentos.

4 - Como será medido o resultado desta ação?

Será medido através da inversão do processo de acreditar no empresário e seu responsável contábil. Liberando imediatamente as empresas para faturar, elas facilitem também a vida da fiscalização da prefeitura.

5 - Haverá necessidade de investimento? Qual será a fonte?

Acreditamos que talvez alguma adequação de software, que deve ser um investimento muito baixo ou até mesmo inexistente o investimento.

6 - Qual o tempo estimado para implementação?

Em no máximo seis meses já podemos colocar essa medida em prática.

 

Candidato à Prefeito: Márcio Stamm

Partido: Podemos

1 - Na sua visão, qual é o problema da burocratização para abertura de empresas em Londrina?

Nosso projeto de governo é baseado em desenvolvimento econômico – Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda. Para que isso aconteça precisamos transformar Londrina numa cidade que seja realmente amigável às empresas já instaladas e as que desejam se instalar, sejam elas de iniciativa local ou de fora da cidade.

Só para se ter uma ideia, Londrina, que é a segunda cidade em população no Paraná, hoje é apenas a 4ª em arrecadação de ICMS. Perdemos para Curitiba, Araucária e São José dos Pinhais.

E muito deste problema, do empobrecimento da cidade, tem a ver com a burocracia enfrentada pelos empreendedores para se instalar em Londrina. Houve pequenos avanços nos últimos anos, mas ainda há muito o que fazer.

Identificamos que muitas secretarias não se comunicam, há retrabalho, e falta de empenho efetivo do poder público para agilizar os processos. A matemática é simples: sem empresas não há empregos; sem empregos o dinheiro não gira no município, provocando queda na arrecadação.

 2 - Qual é o projeto para solucionar este problema?

Nosso projeto prevê a implantação do Sigelon – Sistema de Gestão de Informações de Londrina. Com esse sistema acabará o vai e volta de informações, pois atualmente as secretarias ainda não estão totalmente integradas, provocando um improdutivo retrabalho. Com o Sigelon o sistema integrará todas as secretarias. Quando um pedido é protocolado ele passa a contar prazo e vai seguindo de um departamento ao outro através do sistema, agilizando os processos, economizando tempo e mostrando em tempo real para o contribuinte, contador, ou pessoa interessada em qual fase está, tudo online.

3 - Por meio de quais ferramentas, procedimentos e metodologias será feito a solução?

Tudo será feito através do sistema de Tecnologia da Informação da própria prefeitura. É bom lembrar que no governo Kireeff, do qual fiz parte, reestruturamos não só o prédio da prefeitura para dar mais conforto para os funcionários, mas também fizemos investimentos em equipamentos e computadores modernos, além de contratar analistas de sistemas – hoje são 16. O Sigelon será desenvolvido  e adaptado às necessidades da prefeitura pela equipe que é competente usando como base softwares já existentes no mercado e que tem dado bons resultados em prefeituras que estão entre as mais modernas do País.

4 - Como será medido o resultado desta ação?

Juntamente com a equipe de servidores e contadores – que conhecem muito do assunto, até porque suas empresas estão todas informatizadas – vamos estabelecer metas a serem cumpridas. A ideia é que os prazos sejam os menores possíveis, buscando eficiência e rotinas que ajudem a desburocratizar os processos.

5 - Haverá necessidade de investimento? Qual será a fonte?

Sim, quando fala em tecnologia o investimento é constante. Ainda não sabemos o volume de recursos necessário, isso só será determinado a partir de uma análise criteriosa que será feita junto aos servidores responsáveis pela TI da prefeitura. Só depois de definida o volume de recursos conseguiremos desenhar as soluções. É sempre bom lembrar que o governo Federal tem linhas de recursos que são liberados a partir dos projetos apresentados.

6 - Qual o tempo estimado para implementação?

Será o mais rápido possível, mas é preciso primeiro avaliar como está hoje a prefeitura para definir metas e prazos.

 

Candidato à Prefeito: Tiago Amaral

Partido: PSB

1 - Na sua visão, qual é o problema da burocratização para abertura de empresas em Londrina?

A cidade de Londrina não tem um ambiente favorável para receber novas empresas, temos problema com burocracia desnecessária, o empreendedor tem que passar de secretaria em secretaria, com prazos que ninguém entende e muitos vezes vê seus projetos parados. Além disso temos um Plano Diretor que ainda não teve a lei geral aprovada, e nem mesmo as leis complementares foram enviadas à câmara. Precisamos desburocratizar para pequenos, médios e grandes negócios, definindo regras claras e tratando o empreendedor como um aliado da cidade.

2 - Qual é o projeto para solucionar este problema?

O primeiro passo é promover uma maior integração dos serviços. Eles necessitam de uma prática operacional com facilidade de acesso pelos usuários, agilidade e confiabilidade na qualidade da entrega. Vamos concentrar em um único local um grupo multisetorial, no sentido de garantir maior eficiência no atendimento e nos resultados, com servidores treinados de diferentes órgãos e secretarias. A outra mudança está no processo de digitalização que passa por um sistema único. Trabalharei para mudanças das leis que garantam a segurança jurídica de quem se instala na cidade. Além disso teremos uma central de informação e um fórum permanente de avaliação das medidas, tendo entre os profissionais, os contadores, que na maioria das vezes estão à frente da liberação de alvarás.

3 - Por meio de quais ferramentas, procedimentos e metodologias será feito a solução?

Para implementar as metodologias com seguranças teremos como parceira, instituições como o Sebrae, por exemplo. Mas teremos o envolvimento do servidor público, de treinamento para o novo tipo de metodologia a ser seguida, e um trabalho para revisão de leis e procedimentos que não agregam ao processo.

4 - Como será medido o resultado desta ação?

As cidades que conseguiram efetivamente a desburocratização, fizeram com avaliações permanentes, que já estão dentro das metodologias implantadas, e também em Fóruns que reúnem os parceiros dos processos, empresários, gestores e especialmente os contadores, que são capazes de dar um feedback efetivo dos pontos falhos e positivos.

5 - Haverá necessidade de investimento? Qual será a fonte?

Há recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que podem ser utilizados para capacitação de técnicos e gestores municipais, consultorias, aquisição de equipamentos de software e sistemas aplicativos, entre outras atividades. Tudo para agilizar e aumentar a eficiência da máquina pública. Também há possibilidade de parceria, com o Sebrae, por exemplo. Iniciativas semelhantes foram implantadas em municípios e obtiveram sucesso.

6 - Qual o tempo estimado para implementação?

A implementação do projeto será imediata e a previsão é de um resultado inicial em 6 meses, a exemplo do que aconteceu em municípios como Guarapuava (PR) e Presidente Prudente (SP).