O presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior, e os presidentes e diretores dos SESCAPs e SESCONs da região Sul participaram na sexta-feira, 27, na sede do SESCAP-PR, em Curitiba, da primeira reunião regional organizada pela diretoria recém-eleita da Fenacon.
O encontro foi coordenado pelo vice-presidente da Fenacon para a Região Sul e ex-presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, que trouxe um tema desafiador para os executivos dos três estados do Sul, que é o de reconstruir um novo modelo de sindicato, em função das atuais mudanças na legislação, que tornaram facultativo o recolhimento das contribuições que mantinham os sindicatos. “O modelo sindical tradicional acabou. Temos que esquecer tudo o que sabemos sobre sindicato e recomeçar. Precisamos pensar em ações que possam ser compartilhadas entre todos os sindicatos do sistema Fenacon. Temos que começar do zero”, afirmou Kalinke.
A reunião começou com uma exposição individual sobre o que está sendo realizado em cada sindicato para aumentar a arrecadação e suprir a ausência das contribuições. Na sequência, os dirigentes realizaram um brainstorm sobre novas fontes de custeio, oferta de novos produtos e serviços, ampliação da representação e, ainda, a negociação coletiva.
O encontro prosseguiu à tarde com o objetivo de unificar as ações no sentido de criar ações voltadas para a inovação, disrupção e reinvenção do ambiente sindical.
Quem participou da reunião: Sérgio Approbato, presidente da Fenacon; Mauro Kalinke, vice-presidente da Fenacon/Região Sul; Alceu Dal Bosco (SESCAP-PR); Celio Luiz Levandovsk (Sescon-RS); Gustavo Luiz Santana (Sescon-SC); Taicir Khalil (Instituto Fenacon); Darley Grando (Sescon-GF); Nelson José Mohr (Sescon-Blumenau), Camila Rauber (Sescon-Serra Gaúcha); Euclides Nandes Correia (Sescap-Ldr), Claudinei Bertotto (Sescon-SC), Marcelo Odetto Esquiante (Sescap-Londrina); Rita de Cássia Dias Gomes (Sescap-Campos Gerais); José Santos Bueno (Sescap-Campos Gerais), Osmar Junior Tonielo da Rocha (Sescon-Serra Gaúcha); Amauri Nascimento (SESCAP-PR), Gilson Strechar (SESCAP-PR) e Erinéia Araújo (SESCAP-PR).
Fonte: Fenacon