A Associação Londrinense de Circo é uma Associação civil de direito privado sem fins econômicos ou lucrativos, de caráter beneficente, de assistência social e cultural. Utilizamos diversas expressões artísticas e esportivas (em especial o Circo) como ferramenta pedagógica em ações com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, criando assim interações entre diferentes gerações, tão importante nos dias de hoje. Por meio de suas iniciativas, a ALC busca influenciar políticas públicas de Assistência Social, Educação, Esporte e Cultura, além de assegurar a crianças e jovens o exercício pleno dos direitos de cidadania.
A Associação é uma das poucas escolas no mundo que fornece aulas de Circo totalmente gratuitas para crianças, adolescentes e adultos, não obstante sentiu-se a necessidade de expandir a atuação pensando a arte como ferramenta de inclusão e transformação social. Hoje a Associação Londrinense de Circo integra mais de vinte e cinco espaços, articulando projetos na Assistência Social, Educação e Cultura, atendendo através do projeto Arte Educação mais de cento e vinte oficinas mensais pela cidade. Atendendo crianças e adolescentes de baixa, média e alta complexidade, e mostrando que é possível uma realidade mais diversa, crítica e colorida através da arte.
Atualmente a organização é responsável pela administração de três casas lares, que são serviços que acolhem Crianças e Adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. Exercendo o cuidado de cerca de trinta crianças e adolescentes que muitas vezes não têm acesso ao básico para uma vida com dignidade. No atual momento em que estamos vivendo, podemos observar a ampliação do quadro de desigualdades, vulnerabilidades e desproteções sociais que crianças e adolescentes sofrem, sendo necessário aumentar a oferta de atividades que visem a saída deste quadro de desproteções.
Nesse sentido, as desigualdades sociais, os processos de exclusão são concebidos como disfunções decorrentes de desvios individuais, personalizando as desproteções sociais como algo próprio do sujeito que vivencia essas situações. Assim, a ALC faz a gestão do Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos incompletos, de todos os gêneros, em situação de desproteção social como medida de proteção em caráter provisório e excepcional, conforme prevê a lei 8.069/90 e lei 12.435/2011. Desta forma, oferecemos o Serviço de Acolhimento Institucional modalidade Casa Lar para crianças e adolescentes, acolhendo e garantindo a proteção integral à criança e adolescente, afastados do convívio familiar por autoridade competente.
Contribuímos para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos. Sempre visando o restabelecimento dos vínculos familiares e/ou sociais. Favorecemos também, o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que os indivíduos façam escolhas com autonomia.
Acreditamos que a contribuição da arte e da cultura na formação do cidadão são compatíveis com o objetivo de descobrir vocações e orientá-las. Portanto, somos muito mais que uma Escola de Circo e acreditamos muito no potencial da arte que pode mudar vidas. Nosso sonho é transformar a realidade dessas crianças, levando uma nova perspectiva de vida através da arte e da educação.
Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Londrinense de Circo