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20 de fevereiro de 2020

Coluna SESCAP-LDR na Folha de Londrina: Novos meios de recebimentos muda a rotina das empresas

Novos meios de recebimentos muda a rotina das empresas

 

A tecnologia é a protagonista da maior revolução de todos os tempos. Mudou padrões de consumo, o perfil das empresas, o estilo de vida, a maneira de comunicar e a forma de trabalhar. Junto de uma grande aliada, a internet, as inovações vêm em ritmo acelerado, talvez nunca visto em outras décadas. O desafio é acompanhar a velocidade dessas transformações.

Segundo pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) no Brasil 70% da população está conectada a internet, ou seja, o equivalente a 126,9 milhões de pessoas, sendo que 97% acessou a internet usando o celular como dispositivo.  Isso revela que o brasileiro está cada vez mais grudado no celular. Atentos ao comportamento, empresas investem pesado em sistemas que vêm de encontro ao dia a dia do cliente, facilitam a forma de compra, pagamento e recebimento.

Com nomes diferentes, as empresas colocam à disposição do consumidor dispositivos que dispensam o uso de “dinheiro em espécie”.  Exemplo disso é o serviço “Shop & Go” desenvolvido pelo Grupo Muffato e Sicoob Pay criado pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

“O Shop & Go é um serviço 100% autoatendimento, que permite que o cliente compre na loja física utilizando apenas o seu smartphone, de forma rápida e fácil, sem filas. O processo é simples: basta baixar o aplicativo no Google Play ou no App Store, cadastrar o cartão de crédito, escanear com o próprio celular o código de barras dos produtos que quer comprar e pronto, está feita a compra e o pagamento. Aí é só passar no espaço exclusivamente destinado ao Shop & Go para retirar o cupom fiscal que é emitido pelo equipamento através do QR Code gerado pelo sistema”, explica Fábio Donadon, Gerente de Tecnologia do Grupo Muffato. Ele ainda acrescenta que oferecem outras tecnologias para forma de recebimentos, como o “Digital Wallet”, que está inserido dentro do app do mercado, através do qual o cliente tem seus cartões de crédito registrados e não precisa mais carregá-los quando for às compras. Basta cadastrá-los no app e utilizar o smartphone para pagar.

Outro modelo focado nas transações destinadas ao pagamento é o Sicoob Pay. “A ferramenta, por enquanto é disponibilizada apenas para uma marca de celular, que permite os pagamentos na função crédito e débito, até mesmo no exterior, com os mesmos limites de pagamento para o cartão tradicional, tanto para empresas como para pessoas físicas, com crédito imediato”, destaca o diretor presidente Sicoob Ouro Verde, Elisberto J. Torrecillas, e comenta que com a chegada da internet 5G no Brasil, o Banco Central do Brasil está estimulando o uso dessas novas tecnologias e mais novidades virão até o final de 2020 com o QR Code para transações financeiras, a exemplo do que ocorre amplamente na China, que não usa cheques e praticamente está abolindo o uso de moeda física.

“Todas essas tecnologias exigem uma reestruturação na administração financeira e contábil da empresa, e exige uma postura organizacional diferente, provocando grandes mudanças na rotina empresarial”, ressalta o diretor do Sescap-Ldr, Marlon Marçal.

 

 

Fonte: Jornal Folha de Londrina/SESCAP-LDR