Deputados estaduais da região de Londrina reúnem-se com entidades do setor produtivo

Home  / Notícias   /  

Notícias

02 de julho de 2024

Deputados estaduais da região de Londrina reúnem-se com entidades do setor produtivo

Pelo segundo ano consecutivo, os deputados estaduais que representam a região de Londrina encontraram-se com entidades do setor produtivo para apresentar o que vêm fazendo pelo desenvolvimento e discutir soluções para os problemas da cidade. Nesta quinta-feira (27), os integrantes do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial reuniram-se separadamente com Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Tercílio Turini e Tiago Amaral na ACIL. O Núcleo também é composto por Abratic, CEAL, FIEP, Sebrae, Sescap-LDR, Sincoval, Sindimetal, Sinduscon, SRP, TI Paraná e UTFPR.

Os deputados mostraram, nas apresentações, as conquistas que trouxeram para Londrina. Mas os principais temas giraram em torno da alíquota do ICMS no Paraná, hoje em 19,5%, o que faz o estado perder competitividade para vizinhos como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também foi bastante discutida a importância da industrialização para fortalecer o PIB local e a construção dos contornos Norte e Leste.

As entidades questionaram por que determinadas regiões do Paraná conseguiram mais infraestrutura para industrialização do que a região Norte. Possíveis mudanças nas Regiões Metropolitanas e o extra teto da saúde - Londrina tem um investimento per capita na área considerado baixo diante da importância regional - também estiveram em pauta. Falou-se muito sobre a união e a articulação política para fortalecer a Região Norte.

Desta vez, por conta da pré-campanha das eleições municipais de outubro, os encontros foram individuais, a portas fechadas, com presença restrita de assessores e mais tempo para a conversa com cada deputado. As entidades apresentaram suas dúvidas e demandas, e também conheceram melhor o trabalho de cada representante.

 

Cloara Pinheiro

Por ordem alfabética, a primeira reunião ocorreu com Cloara Pinheiro, que destacou as verbas obtidas para Londrina, especialmente para a revitalização do Museu de Arte, que deve se transformar no Museu Artigas. “Falei durante uma hora, fui questionada, consegui falar o que eu estou fazendo, consegui pedir a ajuda deles para que tenham uma cobrança sobre as emendas que nós mandamos, as verbas que nós mandamos”, destacou.

Um problema levantado pela deputada é que nem sempre as verbas obtidas são aplicadas de acordo com a sua destinação inicial. A deputada pediu o apoio das entidades para fiscalizar esses desvios de finalidade. E pediu que alguns pedidos fossem gravados para que ela pudesse cobrar os secretários estaduais. Cloara lembrou que a prestação de contas deve ser uma via de mão dupla: “Não tem direita, esquerda, não tem centro. É Londrina. O nosso time é Londrina.

 

Cobra Repórter

Em seguida, foi a vez de Cobra Repórter fazer sua apresentação e discorrer sobre os temas sugeridos: “Achei muito importante a iniciativa das entidades de Londrina para a gente debater a cidade, debater a região, ver os temas que estão enroscados, ver aquilo que está sendo planejado, e isso é mais do que a obrigação de quem está ocupando um cargo público fazer essa prestação de contas. A sociedade tem que estar envolvida, tem que estar atenta às questões que estão acontecendo. Essas entidades representam o anseio da população, então isso é muito importante. Debatemos aqui assuntos relevantes para a cidade, a questão dos repasses da saúde para Londrina, para a região, o desenvolvimento industrial e tecnológico”.

O deputado questionou os investimentos da esfera federal: “O governo do Estado tem feito os investimentos aqui e eu fiz um questionamento muito pesado. O que o governo federal tem feito por Londrina? Qual é o grande recurso que o governo federal mandou para Londrina? Qual foi a última grande obra que veio do governo federal para Londrina? Essa é uma das questões que a gente discutiu bastante”, ressaltou.

 

Tercílio Turini

Na sequência, Tercílio Turini fez uma análise do cenário político estadual e demonstrou preocupação com as obras de infraestrutura da região: “Nós já estamos há alguns anos fazendo uma espécie de prestação de contas com as entidades, com o setor produtivo, e dessa vez houve uma alteração do formato, que eu achei muito interessante porque dá uma liberdade maior para a gente discorrer sobre temas que estão em discussão, que são preocupações aqui, não só de Londrina, mas de toda a região. Desde a duplicação da PR-445, o Contorno Leste, o Contorno Norte e tantos outros assuntos importantes. Uma das maiores preocupações é a questão da saúde, a questão do desenvolvimento da cidade e a industrialização”.

Para o deputado, a união dos diferentes setores de Londrina pode ajudar nas articulações: “Acho que vale a pena a gente estar sempre junto, porque o setor produtivo representa muito a sociedade, está sempre presente em todas as lutas para o bem da nossa cidade, então é importante a gente estar fazendo não só esse trabalho político, mas também participando das demandas de Londrina e da região”, acrescentou.

Tiago Amaral

À tarde, após o almoço, Tiago Amaral encerrou a série de reuniões apresentando obras e falando sobre representatividade política: “O único caminho para o desenvolvimento é quando as entidades, a sociedade civil, se junta com o político. Eu falei na reunião e repito, a sociedade não pode olhar para o político como um filho olha para um pai. A sociedade tem que olhar para um político como um igual, que está na função de representante naquele momento. Porque a sociedade também tem responsabilidade. E a sociedade precisa entender que ela tem que cobrar, tem que fazer, tem que dar respaldo, tem que estar do lado, e esse ciclo tem que continuar, tem que acontecer. Sem esse ciclo, a cidade não vai sair do lugar”.

Para o deputado, a divisão de responsabilidades proporciona desenvolvimento: “Aí a escola vai chegar para quem precisa, lá no bairro, na periferia, de forma qualificada. Aí vai chegar o emprego pra quem tá qualificado, aí vai chegar o atendimento de saúde decente. É assim que as coisas vão acontecer para toda a população, quando a gente estiver junto”.

O Núcleo

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial foi formado a partir do estudo Desenvolvimento Empresarial – Oportunidade para todos, elaborado e publicado pelo Fórum Desenvolve Londrina em dezembro de 2008. Dessa forma, o Núcleo iniciou as atividades em maio de 2009, completando 15 anos de atuação em 2024. As reuniões são realizadas às terças-feiras à noite, na sede da ACIL.


Fonte: Fotos Núcleo Empresarial: Ranulfo | com informações da Assessoria ACIL