Agentes de IA vão transformar uma a cada quatro empresas e prometem novo salto tecnológico

Home  / Notícias   /  

Notícias

19 de fevereiro de 2025

Agentes de IA vão transformar uma a cada quatro empresas e prometem novo salto tecnológico

 

Os agentes de Inteligência Artificial (IA), sistemas autônomos capazes de processar informações e tomar decisões sem intervenção humana direta, estão se consolidando como a próxima grande revolução tecnológica, prontos para transformar empresas de todos os setores. Com a aceleração das inovações promovida pelo mercado global e impulsionada por players como OpenAI, Microsoft e Google, essa tecnologia avança e se torna cada vez mais fundamental para a competitividade corporativa.

De acordo com o Relatório Global de Previsões para 2025 da Deloitte, 25% das empresas que já utilizam IA generativa deverão implementar agentes de inteligência artificial ainda neste ano, número que poderá atingir 50% até 2027. Outro levantamento, da Gartner, indica que 80% das organizações pretendem adotar tecnologias de IA até o final de 2026.

Segundo Alan Nicolas, especialista em inteligência artificial para negócios e fundador da Academia Lendár[IA], os agentes de IA estão revolucionando a forma como as empresas operam, automatizando processos, aumentando a eficiência e permitindo previsões de mercado mais precisas. "Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real, esses agentes oferecem análises precisas, que orientam tomadas de decisões", explica.

Empresas líderes já competem para aprimorar modelos

O especialista conta que empresas líderes como Google DeepMind, OpenAI, Anthropic e até mesmo a recém chegada DeepSeek, estão competindo para aprimorar os modelos de linguagem ampla, adicionando a capacidade de realizar tarefas de forma autônoma. "Conhecida como IA agentiva no jargão da indústria, essa tecnologia rapidamente se tornou o novo centro das atenções no Vale do Silício", afirma Alan.

No mundo inteiro, o mercado de agentes de IA vem contribuindo significativamente para a economia e transformando diversas indústrias por meio de sua importância estratégica e comercial. "Esse crescimento é impulsionado pela integração de soluções baseadas em IA, como robôs humanoides, que aumentam a eficiência operacional e melhoram as interações com os usuários", avalia o fundador da Academia Lendár[IA].

 

80% das empresas latino-americanas têm projetos de IA em andamento

No Brasil, a adoção de IA também está em ritmo acelerado. De acordo com um estudo da NTT Data em parceria com o MIT Tech Review, 80% das empresas latino-americanas têm projetos de Inteligência Artificial em andamento. "A integração de agentes de IA permite que as empresas automatizem tarefas rotineiras, liberando os colaboradores para se concentrarem em atividades de maior valor agregado. Isso não apenas aumenta a produtividade, mas também melhora a satisfação dos funcionários, que podem dedicar mais tempo a tarefas criativas e estratégicas", comenta Alan.

A importância de uma implementação cuidadosa e ética da IA nos negócios é um ponto essencial a ser considerado pelas empresas que adotam a tecnologia, segundo o especialista. "É fundamental que exista uma abordagem responsável, garantindo transparência nos processos e respeitando a privacidade dos dados. A governança adequada da IA ajuda a mitigar riscos e maximizar os benefícios da tecnologia que, se bem usada, auxilia empresas a se destacarem", finaliza Alan Nicolas.

Fonte: tiinside.com.br | Fenacon