Os resistentes às mudanças estão designados a serem engolidos pelo mercado. É preciso sair da zona de conforto, não é fácil, o processo pode ser doloroso, mas é necessário para evitar o pior. O ambiente extremamente competitivo, o surgimento de novas tecnologias, alterações constantes não oferecem espaço para a mesmice. O problema é que algumas empresas não estão preparadas para crescer.
O consultor empresarial e palestrante Wellington Moreira explica que “normalmente elas não compreendem muito bem o mercado no qual estão inseridas (sofrem de miopia de marketing), seus gestores estão demasiadamente focados em resolver os problemas rotineiros, ignoram as mudanças sutis no comportamento dos clientes e não contam com profissionais talentosos que possam ajudá-las a chegar mais longe. Ou seja, é um prato cheio para concorrentes ágeis”.
E quando se fala em empresas, falamos também de empresas contábeis, e não apenas comércio, indústria e grandes corporações. Afinal, para tudo é indispensável planejamento e gestão para encarar o que vem pela frente e que pode ser promissor.
Outra questão relevante é o posicionamento de marca. “A primeira coisa que você precisa entender é que sua marca é sua promessa para o seu cliente. Ela diz o que eles podem esperar de seus produtos e serviços e diferenciar sua oferta de seus concorrentes. A promessa deve ser o diferencial que vem de dentro do seu escritório contábil. Uma marca posicionada de forma estratégica e consistente acrescenta um grande valor à empresa. Na prática isso se traduz nos preços, permitindo que você cobre um valor diferenciado, e seus clientes paguem sem se opor, pois tem confiança dos benefícios que seu escritório pode trazer ao empreendimento deles”, afirma o administrador de empresas e professor, Roberto Dias Duarte, e acrescenta que "adoramos mudanças, mas detestamos mudar".
Dentro do processo de mudança e gestão empresarial outra ferramenta poderosa chama-se Governança Tributária e Corporativa, que compreende um conjunto de normas e medidas adotadas pelas organizações visando à separação entre propriedade e gestão empresarial. De acordo com o advogado especialista em direito tributário, Marcelo Diniz, “a governança tributária para as empresas é fundamental para a minimização de riscos, supressão de prejuízos, proteção do patrimônio, liberdade e reputação da organização, dirigentes e acionistas”.
O Sescap-Ldr entende que as empresas precisam se fortalecer e estarem preparadas para o presente e o futuro, em especial as empresas de contabilidade, que têm seus serviços demandados por mais de 20 milhões de empresas em todo o Brasil. Atento ao mercado e com o foco voltado para um crescimento pautado em diferenciais, o Sescap-Ldr promove o “5º Fórum Sescap-Ldr – Gestão e Responsabilidade Social”, no dia 23 de julho, no Hotel Blue Tree Premium, em Londrina. O evento, que é considerado um dos maiores da região destinado à classe contábil empresarial, proporciona networking, além de aproximar empresários de palestrantes de destaque no cenário nacional. Mais informações: www.sescapldr.com.br/curso
Fonte: Jornal Folha de Londrina/Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr)