MasterPlan avança com reuniões mensais e contratação de executivo por entidades

Home  / Notícias   /  

Notícias

13 de novembro de 2023

MasterPlan avança com reuniões mensais e contratação de executivo por entidades

O MasterPlan Londrina 2040 está alçando voo. A plenária responsável por encaminhar as ações do planejamento estratégico passou a se reunir mensalmente na ACIL para alavancar os principais projetos e avançar rumo à visão de futuro, buscando uma cidade “inovadora, sustentável e com qualidade de vida”.

Por intermédio do Instituto de Apoio a Projetos para Londrina e Região, formado por ACIL, SRP, Sindimetal, Sinduscon, CEAL, Sicredi e SESCAP-LDR, foi contratado o executivo Diego Menão para coordenar as ações do MasterPlan tanto na esfera privada quanto junto ao poder público.

Desde que o MasterPlan foi entregue, em dezembro de 2021, o planejamento passou a ser discutido nas reuniões do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, que buscou alternativas para que o documento fosse colocado em prática. Por alguns meses, as ações do executivo ficaram a cargo do diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, até que Diego Menão fosse contratado. Com quase 15 anos de atuação, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial é formado por ACIL, SRP,SESCAP-LDR, Sebrae, Sindimetal, Sinduscon, CEAL, Codel,  UTFPR, FIEP, TI Paraná e Sincoval.

Para garantir o trânsito pelo poder público, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial apresentou o novo executivo ao poder público e teve a garantia, por parte do prefeito Marcelo Belinati, de que ele teria amplo acesso aos órgãos municipais, agilizando as ações previstas no MasterPlan, concretizando o documento como um instrumento de desenvolvimento capaz de se sobrepor aos mandatos políticos justamente por representar o interesse público.

Contando com 23 entidades e instituições, a Plenária do MasterPlan reuniu-se pela primeira vez após a conclusão do documento no dia 10 de outubro, contando com a presença de ACIL, Codel, CEAL, Sinduscon, TI Paraná, Sindimetal, Estação 43, AML, Convention Bureau, IPPUL, Secretaria de Governo de Londrina e UEL, entre outros.

“Eu venho tentando fazer um alinhamento de visões, porque o setor produtivo tem uma expectativa, os órgãos públicos têm outra, as entidades ligadas às causas têm outra, os ecossistemas têm outra. É importante que esses atores estejam conectados com o objetivo maior, que é termos uma cidade com qualidade de vida, sustentável e inovadora até 2040. Estou rodando as governanças para falar sobre o plano e fazendo uma conexão com a prefeitura”, destaca Menão.

O documento final do MasterPlan elencou 79 projetos para o desenvolvimento de Londrina. Desse total, dez foram detalhados como prioritários para que a cidade alcance seus objetivos em 2040. A próxima reunião da Plenária do MasterPlan está marcada para esta terça (14 de novembro), às 18h30, na ACIL, e deve elencar as linhas prioritárias de ação.

Fonte: ACIL