Home  / Notícias   /  

Notícias

10 de abril de 2020

Coluna SESCAP-LDR na Folha de Londrina: "Pandemia: Empresas precisam se reinventar para sobreviver"

Em apenas alguns dias o cenário mundial mudou em vários aspectos.   E além da saúde, a economia começou a sentir os impactos da pandemia do Coronavírus.  Os acontecimentos até o momento só trouxeram incertezas para os diversos setores.  Estamos diante de um colapso econômico, de proporções talvez jamais vista antes, com fechamento de empresas, queda no faturamento não só dos pequenos, mas também das grandes corporações.

O momento atual exige ações rápidas e assertivas para minimizar os prejuízos decorrentes desta pandemia. De acordo com o diretor do SESCAP-LDR e empresário contábil, Marlon Marçal essas ações deverão ocorrer desde o nível básico de gestão financeira, chegando até a necessidade de mudança no modelo de negócio para se adaptar a nova realidade.

 “É importante fazer o levantamento, no mínimo, de todas as despesas dos próximos três meses e a partir dos valores levantados é possível definir as prioridades. Vale destacar, que é necessário considerar as despesas de maior e menor impacto no negócio”, orienta Marçal.

O segundo passo inclui renegociar algumas despesas, pois com uma provável redução de receitas, será necessário também um ajuste de despesas. Depois de realizado essas etapas básicas de gestão financeira, é preciso pensar em ações estratégicas que aumentem o faturamento da empresa, como: disponibilização de serviços de entrega, descontos especiais em produtos que estão muito tempo no estoque, facilitar as condições de pagamento, utilizar das mídias sociais para venda, entre outras.

Todas essas ações têm como objetivo equilibrar o fluxo de caixa da empresa, para garantir a saúde financeira da própria empresa e de todos os seus dependentes, ou seja, sócios, fornecedores, funcionários e governo.

De acordo com os especialistas da área contábil e de gestão, o momento é desafiador, por isso é fundamental colocar essas ações em prática o mais rápido possível. “As ferramentas de gestão contribuirão” para que as empresas consiga se manter  no mercado, e quando a pandemia passar, voltem a crescer por meio das ações que foram implementadas, com mais opções de canais de vendas, novos produtos, novas formas de comunicação, novas formas de marketing, novos propósitos e demais ações que podem ser adotadas e contribuir para sua empresa.

Conforme a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o mundo vai levar anos para se recuperar do impacto desta pandemia.

 Diante deste panorama o SESCAP-LDR aconselha os empresários para que procure o seu contador o quanto antes. “Não espere a reabertura do comércio, indústrias e demais setores da sociedade se normalizarem para buscar soluções. É hora de se reinventar e planejar o seu negócio”, ressalta o presidente do SESCAP-LDR, Marcelo Odetto Esquiante.

 

 

Fonte: Jornal Folha de Londrina/Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr)