1. eSocial aspectos teóricos e legais: objetivos, objetos e conceitos do eSocial, regras gerais para sua implantação: obrigações acessórias que serão substituídas (Caged, Rais, Sefip, Dirf, Cat, PPP, Manad e folha de pagamento), visão geral do sistema e fluxo das informações, análise das verbas incidentes INSS, IRRF, FGTS, cronograma, faseamento, recepção do evento no ambiente eSocial, modelo operacional, certificado digital e código acesso web.
2. eSocial aspectos práticos: análise dos impactos nos processos internos e externos, revisão das práticas com todos os grupos de trabalhadores (empregados, avulsos, contribuintes individuais, avulsos, cedidos, estagiários e/ou residentes, Mei, e etc.), revisão dos processos administrativos e judiciais com impacto no recolhimentos dos tributos sobre a folha de pagamento, alinhamento da área de saúde e segurança do trabalho, SESMT, PPRA, LTCAT, PCMSO, com as contribuições à previdência social, procedimentos preliminares ao envio dos arquivos; análise dos “gaps”, riscos e certificação do processo.
3. Gestão dos eventos trabalhistas através do eSocial: processos de admissão e o registro eletrônico de empregados (inclusive o preliminar), registros de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, segurança e saúde do trabalho, monitoramento dos afastamentos temporários e dos riscos ocupacionais, registros de estabilidade e garantia provisória de emprego, férias e os processos de desligamento do trabalho: prioridade no projeto eSocial.
4. Implementação do eSocial: Criação do Comitê Interno de Implantação do eSocial, mapeamento do empregador e auditoria de documentos do eSocial, rotinas e práticas, rotina de folha de pagamento, como se preparar para reduzir os impactos desta mudança, revisão das principais alterações da legislação trabalhista, incluindo todas as alterações da Reforma Trabalhista.