Público Alvo
Profissionais atuantes em escritórios contábeis.
Profissionais atuantes em escritórios contábeis.
Abordar como a evolução da contabilidade brasileira está relacionada com a evolução dos frameworks éticos que regulam a atuação na profissão contábil. Apresentar a atual estrutura ética que orienta os profissionais da área contábil. Tratar sobre os dilemas éticos envolvendo contadores externos (escritórios contábeis). Discutir as possibilidades e limites da contabilidade para o desenvolvimento da ética empresarial.
Grátis
1. Evolução história do Código de Ética Profissional dos Contadores.
2. A resolução CFC nº 803 de 1996 e suas alterações posteriores.
3. A convergência para o padrão internacional de contabilidade e o Código de Ética do IFAC (Internatinal Federation of Accountants).
4. Determinações das NBC PG 100, NBC PG 200 e NBC PG 300 para escritórios contábeis.
5. O novo Código de Ética dos contadores: a NBC PG 01.
6. Estudo de casos: Dilemas éticos em escritórios contábeis.
7. Tópico Extra: Para além do código de ética do contador – o papel da contabilidade no desenvolvimento e fortalecimento da responsabilidade socioambiental das empresas.
Palestrante: Samuel Durso
Graduado e mestre Ciências Contábeis pela UFMG; doutorando em Controladoria e Contabilidade pela USP. Já atuou como auditor externo da Pricewaterhouse Cooprs (PwC); como auditor interno da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e consultor ProDoc para Unesco/SME. Atualmente é Professor na Faculdade Fipecafi.