1. eSocial aspectos teóricos e legais: objetivos, objetos e conceitos do eSocial, regras gerais para sua implantação: obrigações acessórias que serão substituídas (Caged, Rais, Sefip, Dirf, Cat, PPP, folha de pagamento etc.), visão geral do sistema e fluxo das informações, sequência lógica, cronograma, faseamento, recepção do evento no ambiente eSocial, baixa dos eventos no ambiente do eSocial, documentação técnica (MOS, leiautes e tabelas), modelo operacional, certificado digital e código acesso web.
2. eSocial aspectos práticos: análise dos impactos nos processos internos e externos, revisão das práticas, qualificação do empregador (CNAE x RAT x FAP x FPAS) onde e como consultar, alteração de regime tributário, abertura ou encerramento de empresa no curso do faseamento de implantação (onde enquadrar), revisão de todos os grupos de trabalhadores (empregados, estatutários, avulsos, contribuintes individuais, cedidos, estagiários e/ou residentes, Mei etc.), esclarecimentos sobre processos administrativos e judiciais com impacto no recolhimentos dos tributos sobre a folha de pagamento, alinhamento da área de saúde e segurança do trabalho, programas previstos nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, com as contribuições à Previdência Social, procedimentos preliminares ao envio dos arquivos, qualificação das tabelas, análise dos “gaps”, riscos e certificação do processo. Auditoria completa.
3. Gestão dos eventos trabalhistas através do eSocial: Conhecimento de todos os eventos (S-1000 a S-5013), processos de admissão e o registro eletrônico de empregados (inclusive o preliminar), registros de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, saúde e segurança do trabalho, monitoramento dos afastamentos temporários e dos riscos ocupacionais, registros de estabilidade e garantia provisória de emprego, folha de pagamento análise das verbas incidentes INSS, IRRF, FGTS, contribuição sindical, férias e os processos de desligamento do trabalho, prioridade no projeto eSocial. Visão geral da EFD-Reinf e DCTF-Web (até a emissão do Darf).
4. Implementação do eSocial: Criação do Comitê Interno de Implantação do eSocial, mapeamento do empregador e auditoria de documentos e procedimentos do eSocial, rotinas e práticas, rotina de folha de pagamento, como se preparar para reduzir os impactos desta mudança, revisão das principais alterações da legislação trabalhista, incluindo todas as alterações da Reforma Trabalhista, cronograma e simplificação do projeto.
Taylan Alves: Auditor, administrador, advogado, consultor e professor convidado dos cursos de pós graduação da PUC, Unifil, Senai, cursos livres na Unifenacon, OAB, CRC, ACIM, ACIPG, ACEIBI, ABRH, Sescap, Sescoop dentre outras, especialista em implantação do eSocial e rotinas trabalhistas, com aperfeiçoamento em Consultoria e Empreendedorismo pela Rotterdam University (Holanda), especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela USP, em Advocacia Trabalhista pela Escola Brasileira de Direito - Ebradi, atuando com gestão estratégica de pessoas, gestão jurídica e empresarial, congressista, conferencista, palestrante motivacional, treinador corporativo de alta performance, Personal e Professional Coaching e Leader as Coaching certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching, Auditor Líder da Qualidade ISO 9001:2015 (certificado pelo IRCA – Inglaterra), professor e coordenador de Administração Industrial do Senai/Londrina (até 2016), membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH/Londrina (até 2016), da Comissão de Direito e Justiça do Trabalho da OAB/Londrina, Sociedade Brasileira de Coaching e do Fórum de Aprendizagem de Londrina/PR.