Palavra do Presidente

Caros Associados,

Nos últimos anos temos acompanhado notícias que fazem com que empresários, profissionais liberais e empregados de qualquer setor produtivo pensem na possibilidade de abandonar seus negócios e mudarem-se com suas famílias para outro país, “dito mais sério que o nosso”!!!
Esses questionamentos vão ao encontro do artigo que trazemos nessa edição da Revista Sescap sob o título "Qual momento estamos vivendo?" de autoria do consultor Edmilson Palermo Soares. 
Todos sabemos que a mudança depende única e exclusivamente de nós, ou seja, se queremos uma situação diferente da atualmente vivida por nós, e, se queremos um país melhor para nossos filhos e netos, precisamos repensar nossas atitudes quanto aos nossos negócios, trabalho, família e saúde também. 
E em meio a esse turbilhão de acontecimentos, debatemos temas importantes como a reforma tributária e colocamos o assunto em pauta como você pode conferir nas páginas a seguir. Participamos da Agenda Política e Legislativa 2017/2018, durante I Assembleia do Conselho de Representantes (ACR) da Fenacon.
Como minha conversa diária se dá basicamente com empresários e com colaboradores de nossa empresa e de nossos clientes, ouço constantemente a queixa de que "neste país é impossível sobreviver", que a "política arrebenta com nossa economia e em contrapartida com o financeiro das empresas, dos empresários de seus colaboradores".
Portanto, a grande questão é: Está tudo bem?
Sabemos que não está!
Então por que continuamos a fazer tudo como no período antes da crise?
Precisamos urgentemente parar de pensar que, com um simples estalar de dedos do Presidente da República, Governador, Prefeito ou Juiz, tudo voltará aos patamares de anos atrás! Na verdade tudo depende de nós sim, mas precisamos adequar nossas empresas e nossas vidas pessoais a uma nova realidade que, em virtude da escassez econômica e financeira, nos obriga a sermos mais controlados em todas as nossas ações! E pensando no movimento que precisamos fazer para crescermos que inserimos na revista um artigo assinado pelo empresário contábil com formação em marketing, Anderson Hernandes, que também será palestrante do 3º Fórum de Gestão Sescap-Ldr, e que explica como a área comercial da sua empresa pode aumentar os resultados de marketing.  
Como disse Mahatma Gandhi: “Você deve ser a mudança que você deseja ver no mundo!” Assim sendo, em sua empresa, tenha sempre respostas imediatas para as seguintes perguntas: 1- Quanto, de fato, a minha empresa está lucrando?
 2- O que eu preciso fazer para aumentar a lucratividade? 
3- Onde estão meus maiores gastos?
 4- Qual o mínimo que eu preciso faturar para pagar todas as contas do mês? 
5- Minha escolha tributária é a melhor opção?
Estas perguntas somente poderão ser respondidas se tivermos informações financeiras consistentes, disponibilizadas em um bom software que nos possibilite responde-las. E se você ainda não tem respostas a elas na ponta da língua, não perca tempo e vá imediatamente atrás destas respostas!
Portanto o que estamos esperando? O governo quer a parte dele, fornecedores querem a parte dele, empregados querem a parte dele, e nós não queremos a nossa parte?

Jaime Cardozo - Presidente do Sescap-Ldr