Notícias

Resumo: 2º Fórum de Precificação de Londrina e Região
08 de setembro de 2016
Resumo: 2º Fórum de Precificação de Londrina e Região

Realização: Sescap-Ldr

Apoio no evento: Fenacon, CRCPR, Sescap-Pr, Sescon-Sp e Sescon Serra Gaúcha

Patrocinadores do evento: Conta Azul, Exactus Software, Nuvtech, Omie, Thomson Reuters Domínio Sistemas e Visão Lógica.


O 2º Fórum de Precificação de Londrina e Região promovido pelo Sescap-Ldr, no dia 19 de agosto, teve como objetivo apresentar as metodologias para composição e formação de preço do honorário contábil e também de tecnologias para o controle de tempo gasto por cliente/colaborador. Um tema extremamente importante que visa à valorização do profissional contábil e contribuir diretamente no dia a dia dos empresários contábeis, com informações e ferramentas que auxiliam no momento mais importante da negociação de um provável cliente, ou seja, na definição da precificação do valor de venda de seus serviços.
O evento contou as palestras e apresentações de cases do Michel Vitor Lopes (Sescap-Pr); Joacir Luis Reolon (Sescon Serra Gaúcha); José Vanildo Veras das Silva (Sescon-Sp e Aescon-Sp); Gilmar Duarte e Dr.Edison Garcia Junior. Além de exposição de ferramentas relevantes para potencializar o serviço contábil no que se refere à precificação dos serviços na ocasião demonstrada pelas seguintes empresas: Conta Azul, Nuvtech, Omie, Thomson Reuters Domínio Sistemas e Visão Lógica.
O ciclo de palestras iniciou-se com Michel Vitor Lopes do Sescap-Pr, que apresentou a metodologia de cálculos de precificação desenvolvida pela COPSEC – Comissão de Precificação de Serviços Contábeis do Sescap-Pr, que consiste em uma planilha muito bem elaborada e de fácil entendimento, no qual calcula o preço de venda dos serviços com base no tempo aplicado a cada cliente do escritório contábil. Desta forma, fornece ao contador conhecer o custo e o preço de cada hora vendida do seu escritório. Michel também abordou os seguintes tópicos: como conhecer o futuro cliente para que o orçamento seja o mais justo possível; conhecer a sua empresa antes de precificar; como precificar um serviço sem medo de errar;contrato de prestação de serviço contábil; código de ética; conduta para empresas contábeis; demonstrativo de resultados para empresas contábeis; e gestão de indicadores.
O segundo palestrante a se apresentar foi Joacir Luis Reolon do Sescon Serra Gaúcha. Com o tema “Valorização dos Serviços Contábeis e a Gestão do Resultado”, Joacir demonstrou através de um software que para descobrir o tempo aplicado a cada cliente, antes de tudo, devem-se relacionar todos os serviços possíveis a serem prestados a esse cliente, para após, mensurar qual será esse tempo aplicado para cada serviço proposto. E destacou que na prestação de serviços contábeis do empresário ao seu cliente estão em média 298 tipos de serviços. 
Além disso, mostrou aos participantes que a técnica de valoração dos serviços contábeis envolve aspectos estratégicos que precisam estar claros para o empresário contábil. Estabelecida à estratégia, é necessário trabalhar-se o monitoramento do seu resultado, buscando mecanismos para sua otimização, promovendo a reflexão a respeito da metodologia de planejamento e valoração dos serviços contábeis, bem como demonstrar possibilidades para eficientes controles de melhoria do resultado.
O terceiro palestrante a se apresentar foi José Vanildo Veras das Silva do Sescon-Sp e Aescon-Sp com o tema “O Caminho da Roça no Mercado Contábil”. Tema este bastante dinâmico e de cunho motivacional, demonstrou de forma lúdica que a visão de uma viagem de férias pode se dar de várias formas diferentes, dependendo da posição no veículo, que o passageiro ocupa, da mesma forma, nos encontramos em uma viagem profissional em nossas carreiras, a bordo de um veículo, conhecido como nossas empresas e nossas estratégias para alcançar o sucesso desejado, que sem dúvida dependerá da posição, ângulo ou ponto de vista em que nos encontrarmos em nossos negócios no momento da viagem!
O quarto palestrante a se apresentar foi Gilmar Duarte membro da COPSEC-PR e autor do livro "Honorários Contábeis". Gilmar abordou em sua palestra os "Métodos de Precificação, Tendências da profissão Contábil e Preço Zero x Preço de Graça”. Ressaltando três enfoques da precificação: concorrência, valor percebido pelo cliente e custos. Com base na concorrência, se faz necessário pesquisar o mercado e até conversas com colegas para conhecer o valor que está sendo praticado no mercado. E com base no valor percebido pelo cliente,é o método que traz maior lucratividade, pois permite conhecer o que o cliente espera do escritório e qual a disponibilidade de pagamento deste e com base nos custos é aquele que considera todos os custos envolvidos, adicionado com a margem de lucro desejada.
Mas deixa claro que só obterá êxito no cálculo da precificação se os três enfoques forem utilizados conjuntamente. Gilmar, falou também outro assunto bastante relevante que é sobre as contabilidades on-line, que vêm aterrorizando os empresários da contabilidade.
O quinto palestrante foi Dr. Edison Garcia Junior, falou do tema “A Precificação e o Contrato de Prestação de Serviços sob a Ótica da Gestão de Indicadores de Processos”. Dr. Edison teve como objetivo, demonstrar a necessidade e importância da materialização através do contrato de prestação de serviço, ou método ou lógica de precificação a ser utilizada pelo Profissional, com inserção das respectivas cláusulas específicas, dando assim, praticidade na futura negociação, bem como, segurança jurídica ao profissional e ao cliente, estabelecendo ainda um parâmetro entre esta precificação a gestão dos indicadores de processos e as novas obrigações como eSocial, Bloco K e outros.
O encerramento do evento foi marcado pela realização de um talk show com os palestrantes Gilmar Duarte e Dr. Edison Garcia Junior, e com a mediação do Presidente do Sescap-Ldr, Jaime Cardozo, no qual todos os participantes tiveram a oportunidade de tirar as suas dúvidas acerca de todos os temas abordados durante o fórum.    

***Colaboradores do texto: Thaís Borzuk (consultora do Sescap-Ldr), Jaime Cardozo (presidente do Sescap-Ldr) e Kellen Lopes (Jornalista Sescap-Ldr)