Notícias

Entidades pedem mudança da data de entrega da EFD
13 de dezembro de 2016
Entidades pedem mudança da data de entrega da EFD

O presidente do Sescap-Ldr, Jaime Cardozo participou nesta 2ªfeira (12/12), em Curitiba, de uma reunião com técnicos da Coordenação da Receita Estadual do Paraná para solicitar mudança na entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD) bem como do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

O encontro contou com a presença de representantes da Fenacon (Valdir Pietrobon, diretor político), do Sescap-Pr (Mauro Kalinke, e Euclides Locatelli, diretor jurídico), Sescap - Campos Gerais (Rita de Cássia, presidente, e Ângelo Ronchi Neto, diretor), CRCPR (Marcos Rigoni, presidente, e João Gelásio Weber, vice-presidente de Fiscalização) e da Fecopar (Divanzir Chiminácio, presidente).

O representante da Coordenação da Receita Estadual, Mauro Ferreira Dal Bianco, que estava acompanhado de Suzane Aparecida Gambetta Dolce, da Inspetoria Geral de Arrecadação, e da colaboradora Monica Silva Santos, foi receptível ao pleito das entidades e disse que o pedido será analisado no ponto de vista técnico e enviado à Secretaria da Fazenda do Paraná. “Vamos tentar buscar uma decisão que seja confortável para todos, apresentar esta solicitação ao secretário Mauro Ricardo Machado Costa, que dará uma posição final”, disse Dal Bianco.

Entenda os prazos

A Receita Estadual dispensou a obrigatoriedade da apresentação da GIA/ICMS desde agosto de 2015, pois a apuração do ICMS passou a ser feita com base nos valores informados na EFD (Escrituração Fiscal Digital) que as empresas estão obrigadas a fazer desde janeiro de 2014. Com a EFD, houve alteração de prazo de entrega e de pagamento, conforme o estabelecido no Decreto n° 2.171/2015, conforme segue:

Fonte: Sescap-Ldr/ Sescap-Pr/ Colaboração do jornalista: Adilson Faxina