Notícias

Coluna Sescap-Ldr na Folha de Londrina - Profissional contábil diminui caminho para abertura de empresas
12 de setembro de 2017
Coluna Sescap-Ldr na Folha de Londrina - Profissional contábil diminui caminho para abertura de empresas

Abrir uma empresa hoje é mais complicado e burocrático do que até um tempo atrás. Isso porque, além de novas exigências, outras que já existiam apenas no papel, passaram a ser cobradas na prática, conforme explica Jaime Cardozo, presidente do Sescap-Ld (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região). "Uma das principais dúvidas no início de um negócio é a escolha de um regime de tributação apropriado. Para cada um deles, existem obrigações específicas. De acordo com o segmento, variam-se livros contábeis e de controles, guias, notas, encargos, tributos, contabilidade, datas de recolhimento, entre outras". 


Para amenizar os sustos que podem vir a ocorrer no ato da abertura de uma empresa e evitar outros tantos, a recomendação de Cardozo é que se procure por um profissional contábil capacitado. "Só em Londrina temos, atualmente, 630 empresas de contabilidade, mas é preciso cuidado e seguir algumas recomendações para encontrar um escritório estritamente profissional e responsável para atender às demandas do cliente", orienta. 


Além da recomendação de conhecidos, uma dica imprescindível, segundo o presidente do Sescap-Ld, é optar por um escritório que tenha o seguro de responsabilidade civil. "Cercar-se de cuidados nunca é demais. Este seguro respalda o profissional contábil em casos de possíveis tributos que, por algum erro, não tenham sido repassados ao cliente para quitação. A cobrança vem com multas e o seguro ressarci o cliente sem comprometer o relacionamento dele com o escritório, por exemplo." O empresário contábil Leônidas Junior ainda reitera que "quando isso acontecer, é de responsabilidade do escritório contábil todas as penalidades e, assim que o fato ocorrer, o cliente deve ser comunicado de imediato". 


Cardozo ressalta que o mercado está cada vez mais exigente e destaca a importância do profissional contábil se atualizar permanentemente para suprir as necessidades dos clientes. "Não se trata de uma via de mão única. O cliente cobra e o profissional contábil precisa ter o conhecimento necessário e estar atualizado para atendê-lo." Segundo Junior, "ao fechar o contrato de prestação de serviços contábeis, é importante que o cliente tome conhecimento de suas obrigações também para com o escritório. Ou seja, prazos de envio de documentos para registros contábeis, fiscais e trabalhistas, inclusive colocar em contrato esta obrigação. Isto porque os escritórios sem matéria-prima (documentos) não conseguem gerar as informações para o fisco". 

BENEFÍCIOS 


De acordo com o presidente do Sescap-Ld, Jaime Cardozo, o profissional contábil facilita para o cliente toda a parte burocrática de uma empresa, mapeando-a para que se obtenha seu controle financeiro e econômico. "A contabilidade bem elaborada permite melhor controle das finanças, do patrimônio, dos estoques, assim como o controle de entrada e saída de recursos, fornecendo dados confiáveis para elaboração de demonstrativos contábeis, tanto para a própria empresa, quanto para outros interessados." 
Cardozo acrescenta também outras benesses como redução de custos, linhas de crédito, documentação legal em ordem, economia de tempo, cálculo correto de recolhimento de tributos e encargos. 

Fonte: Jornal Folha de Londrina/Sescap-Ldr (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região)