Notícias

Integração Prefeitura de Londrina e Redesim
12 de setembro de 2016
Integração Prefeitura de Londrina e Redesim

Rede de simplificação permite que o contribuinte dê entrada em processos de alvará, de forma integrada e automática, via internet
 
A Prefeitura de Londrina apresentou, na tarde desta segunda-feira (12), o resultado do projeto de integração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). O encontro, realizado no auditório da ACIL, teve como objetivo mostrar as funcionalidades deste sistema, trazendo informações sobre os procedimentos realizados para a agilização dos processos de alvarás de estabelecimentos de baixo risco. Também foram citados os primeiros avanços obtidos através da rede de simplificação.
O evento foi organizado pelo Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr) e contou com a participação de empresários contábeis, acadêmicos de contabilidade, representantes de entidades ligada à área e pessoas envolvidas com conhecimentos básicos no processo de constituição de empresas.
O secretário municipal de Fazenda, Paulo Bento, destacou que a grande vantagem da RedeSim é desburocratizar e diminuir o tempo do processo de emissão de alvarás, fazendo com que as filas para esse tipo de procedimento diminuam substancialmente. “Nossa motivação é permitir que o munícipe tenha acesso aos processos via internet sem precisar sair de sua casa, escritório ou empresa, podendo emitir seu alvará de forma automática. É preciso ressaltar que este trabalho só foi possível com o empenho das equipes técnicas da Diretoria de Tecnologia da Informação do Município e da Secretaria Municipal de Fazenda”, afirmou.
Com a RedeSim, o contribuinte dá entrada no alvará com processo que passa automaticamente por todos os órgãos necessários, podendo ser impresso dentro de poucos minutos, após o registro na Junta Comercial. Após a integração dos sistemas, a quantidade de alvarás emitidos mensalmente aumentou de 804 em julho, para 1.376 em agosto, mês no qual a RedeSim foi implantada.
De acordo com o diretor vice-presidente do Sescap, Euclides Nandes Correia, a questão da integração do sistema da RedeSim com o sistema tributário da Prefeitura de Londrina na área contábil e empresarial é de suma importância para agilizar a emissão de alvarás das empresas de baixo risco, que representam cerca de 70% das solicitações de alvarás. “Essa integração possibilita que o sistema analise a abertura dessas empresas mais rapidamente e faça uma devolutiva sem interferência de servidores. Por sua parte, os servidores ficam mais atentos e focados nos outros 30% dos processos de maior complexidade”, disse.
Após a explanação inicial sobre o sistema, uma equipe técnica do Município fez uma apresentação sobre as funcionalidades da RedeSim, mostrando a arquitetura básica do projeto e seu modelo de negócio, os benefícios para a cidade, empreendedores e comunidade. Além disso, foram citadas as mudanças e facilidades obtidas desde sua implantação.
Integração – O trabalho de integração do sistema do Município com a RedeSim vem sendo desenvolvido há cerca de um ano. O sistema permite que órgãos responsáveis pelo registro e legalização de empresas atuem de forma integrada e que todo o processo seja feito por meio de entrada única de dados na internet.
Com isso, desde agosto deste ano, o processo de abertura de empresas foi facilitado e agilizado, permitindo que a liberação do alvará de primeiro estabelecimento e de baixo risco, que representam mais de 50% dos pedidos da Prefeitura, seja feita de forma automática e rápida, dispensando que o contribuinte se desloque para vários órgãos.
 
Sescap-Ldr -  A integração da Prefeitura de Londrina com a Redesim é um cumprimento da Lei Complementar 123/2006 e suas diretrizes como constam na lei 11.598/2007.  O objetivo do evento é informar os procedimentos para a agilização dos processos de alvarás de estabelecimentos de baixo risco. 
Vale destacar que esta integração é uma reivindicação do Sescap-Ldr, em nome de toda a classe empresarial, que há alguns meses tem se reunido com o Prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff; com o secretário de Fazenda, Paulo Bento; também com o vereador  Júnior Santos Rosa e membros do departamento de tecnologia da informação (TI) com a finalidade de solucionar o problema. 
" O sistema da Redesim, aqui no Paraná chamado de “Empresa Fácil” foi implantado na Prefeitura de Londrina, em novembro de 2014, mas estava sendo utilizado de forma manual pelos servidores da prefeitura, e isto estava ocasionando acúmulo de processos, e consequentemente demora na liberação dos alvarás", explica o vice-presidente do Sescap-Ldr, Euclides Nandes Correia.

Fotos: Vivian Honorato
Veja mais fotos aqui!

Fonte: N.com/Sescap-Ldr