Notícias

Carta de repúdio a empresa Serasa empreendedor e contabilizei
01 de agosto de 2018
Carta de repúdio a empresa Serasa empreendedor e contabilizei

 

O Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região – SESCAP – LDR, vem, pela presente nota, em nome da classe empresarial contábil, manifestar sua indignação pelo anúncio do Serasa Empreendedor/Empresa Contabilizei - intitulada "Sua contabilidade com preço justo. Confira!" que está circulando nas redes sociais/internet.

Entendemos tratar-se de conteúdo publicitário irresponsável que induz o Empresário a trocar a sua contabilidade sem expor os riscos e as consequências desse processo e sem esclarecer a extensão dos serviços prestados pelo Profissional da Contabilidade.

O conteúdo do informe veiculado, em nítida desvalorização dos Profissionais de contabilidade, passa mensagem clara de que a decisão de escolha do profissional para execução dos Serviços de contabilidade deve se resumir a custos, que podem e devem ser reduzidos, pois, os serviços podem ser executados por “qualquer um que cobre menos”.  O informe ainda dá conotação de que a burocratização que assola o País, nos mais diversos níveis e inclusive na área contábil, seria de responsabilidade dos Profissionais e Empresas de contabilidade, o que, com o devido respeito, é um verdadeiro absurdo.

A propaganda não menciona que, maioria das vezes, além dos serviços de contabilidade propriamente ditos, o trabalho prestado pelo Profissional Contábil implica no conhecimento das rotinas do cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, para a tomada de decisões, além de consultoria preventiva na área nos seus mais diversos aspectos, bem como que nessa modalidade de prestação de serviços a relação de confiança entre cliente e prestador é de fundamental importância. Destaque-se que mudanças podem e devem ser feitas sempre que necessário, mas precisam e devem ser avaliadas porque podem ter sérias e graves consequências.

Causa grande estranheza que uma Empresa do porte e credibilidade do SERASA Experian tenha publicado conteúdo publicitário nesses moldes, permitindo, inclusive a interpretação de nítida associação ou da defesa de interesses que não ficam bem esclarecidos. É inadmissível e um retrocesso que peças publicitárias como essa continuem circulando desonrando o trabalho de uma classe.

O Sescap-Ldr lamenta profundamente a falta de respeito praticada pelo Serasa e Contabilizei e espera que o conteúdo seja retirado de circulação e seja feita um retratação pública aos Profissionais de Contabilidade.

Atenciosamente,

 

Marcelo Odetto Esquiante - Presidente do Sescap-Ldr